Desfile Cívico terá 80 entidades participantes em São Miguel do Oeste |
Escola está no clima da Semana Farroupilha

Basta entrar na Escola de Educação Básica Guilherme Missen em São Miguel do Oeste para observar que a comunidade escolar está em um clima especial, em clima de Semana Farroupilha. Com o objetivo de resgatar a história e civismo, incentivar a cultura, estimular a aprendizagem e a integração entre alunos, educadores e familiares, é que é desenvolvido pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Semana Farroupilha - Resgatando as Nossas Raízes.
De acordo com a diretora da unidade, Mayara Lucia Noronha Dalpiaz, o projeto farroupilha é trabalhado desde o início do mês, em todas as disciplinas e com todos os estudantes do Guilherme Missen. Segundo a professora de Geografia e uma das idealizadoras do projeto, Eliane Fátima Bataglin, entre os conteúdos estudados está a própria semana farroupilha, o contexto histórico, os hábitos culturais e as tradições, entre vários outros assuntos. "Foi feito um estudo aprofundado que culmina com a programação festiva realizada nesta semana", explica.
Conforme a diretora Mayara, a Semana Farroupilha conta com uma programação especial na escola. Neste ano, as atividades começaram na segunda-feira, dia 17, e se estendem até esta sexta-feira, dia 21. Todos os dias desta semana estão sendo promovidos momentos culturais em todos os períodos. Entre as atividades desenvolvidas, o destaque vai para o Café Farroupilha realizado na noite de terça-feira, dia 18. Na quarta-feira, dia 19, foi promovido um Costelão e Arroz Carreteiro, além de apresentações culturais. Nesta quinta-feira, dia 20, haverá gincana, e na sexta-feira, dia 21, a programação encerra com o Jantar Farroupilha para a comunidade.
As profissionais da escola ressaltam e agradecem o fato de muitas pessoas estarem colaborando neste projeto, indo até a escola e muitas vezes se apresentando para os alunos. Nesta iniciativa cultural, também se observa uma aproximação muito grande das famílias com a escola.
O projeto começou em 2015 com as professoras Eliane Bataglin, Jackeline Machado e Janinha Trenhago (In Memoriam), e a cada edição vem se fortalecendo e contando com um envolvimento e empenho muito grande dos alunos.












































Mais sobre:
Deixe seu comentário