Dois acidentes com escorpião são registrados em menos de 15 dias |
Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais e chuva pontualmente intensa
Entre a tarde de domingo, dia 16, e a manhã da segunda-feira, dia 17, a aproximação e avanço de uma frente fria, favorece a ocorrência de temporais em Santa Catarina. Os temporais vem acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Os temporais iniciam já no início da tarde de domingo em áreas do Grande Oeste e Planaltos, devido ao calor e umidade, antes da frente fria se aproximar. Entre o final da tarde e a noite com a aproximação da frente fria, os temporais ganham força no Oeste e Sul catarinense, na divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a noite de domingo e madrugada da segunda-feira, os temporais se espalham para as demais regiões do estado. No decorrer da segunda-feira a condição para temporais mais intensos perde força, mas a chuva pode vir intensa em alguns momentos, especialmente no nordeste catarinense.
Vale ressaltar que esta frente fria está associada a um ciclone afastado da Costa Sul do Brasil. Este sistema está localizado sobre o Oceano Atlântico entre o Uruguai e o centro da Argentina e, portanto, trazendo condições bem diferentes do tempo severo registrado na última sexta-feira, dia 7, em que o processo de formação do ciclone ocorreu sobre a região Sul do Brasil.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Defesa Civil
Mais sobre:






Deixe seu comentário