Defeito deixa milhares de pessoas sem luz na região
Por volta das 5h30 desta sexta-feira, dia 16, um defeito, que segundo a Celesc ainda tem causas desconhecidas, afetou a linha de transmissão elétrica que interliga as subestações de Xanxerê e Pinhalzinho, no oeste catarinense.
A falha ainda atingiu dezenas de municípios que são abastecidos pelas subestações de Quilombo, São Lourenço do Oeste, Palmitos, Mondaí, São Miguel do Oeste, Itapiranga e São José do Cedro. De acordo com a Celesc, quase 140 mil unidades consumidoras ficaram sem energia.
Em São Miguel do Oeste, os setores da indústria e do comércio chegaram a se preocupar. A maioria dos supermercados e lojas da cidade só abriram totalmente as portas depois que a energia elétrica foi restabelecida. E isso ocorreu por volta das 9h40, mais de quatro horas depois do registro de ocorrência do defeito.
No período em que a energia estava suspensa, não era possível aos estabelecimentos (sem geradores de energia alternativos) realizarem a emissão de cupons fiscais. Por volta das 9h, um grupo, em sua maioria de donas de casas, aguardava em frente ao supermercado Ítalo a retomada da energia para que o estabelecimento reabrisse.
O gerente do Ítalo, Adilson Evandro Ricardi, lamentou o ocorrido. De acordo com ele, o supermercado preparava uma comemoração com clientes e funcionários para a reinauguração do estabelecimento às 8h30, mas com a interrupção de energia a solenidade só pôde ser feita mais de uma hora depois. “Isso nos trouxe certo prejuízo. Já estávamos com as ofertas prontas para nossos clientes, que estão em frente à loja esperando o retorno da energia, pois só assim poderemos reabrir”.
Conforme o gerente, cerca de 50 funcionários foram afetados e algumas medidas foram tomadas. “Começamos a nos precaver, primeiramente ficando atentos à linha de produtos perecíveis congelados, já que ainda não possuimos geradores”, disse. Segundo a Celesc, para solucionar o problema, as equipes de trabalho percorreram o traçado da linha (Xanxerê a Pinhalzinho) de 64,6 km de extensão e encontraram o defeito, que de acordo com a companhia estava em local difícil de ser localizado. Logo após a retomada da energia, o comércio migueloestino voltou a funcionar normalmente.
Defeito deixou consumidores sem energia elétrica por mais de 4 horas
Mais sobre:









Deixe seu comentário