Confederação dos Municípios concede prêmio a SJOeste

Na última semana, o prefeito de São João do Oeste

Na última semana, o prefeito de São João do Oeste, Sérgio Theisen, acompanhado do vereador Beno Bressler, recebeu Prêmio do IRFS (Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão). O ato aconteceu na sede da CNM (Confederação Nacional de Municípios), em Brasília. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, entregou a placa que homenageia o município com o 14º lugar estadual e o 140º no ranking nacional. Já considerado o município com menor registro de analfabetismo no Brasil, São João do Oeste foi destaque na área de assistência social.

De acordo com o prefeito, com a redução do FMP (Fundo de Participação dos Municípios) em 2009, pode haver necessidade de diminuir as ações com os programas sociais efetuados em São João do Oeste. "Se isso acontecer nós vamos cortar gastos em outros setores, mas não abriremos mão dos projetos. Isso foi uma decisão política municipal", afirma.

 

PRÊMIO

 

Theisen ressalta que em 2007, período de avaliação da Confederação para calcular o IRFS, era vice-prefeito e participou da elaboração dos projetos que atualmente são desenvolvidos no município. São João do Oeste oferece aos cidadãos o Programa Cidadão Mirim, onde as crianças aprendem a produzir mudas em viveiros, no turno oposto ao da escola, entre outras atividades. "Em contrapartida, nós exigimos bom rendimento escolar", conta. Outro auxílio assistencial é oferecido para que os cidadãos ajudem em serviços como a manutenção de jardins. "Acredito que os números de 2008 estejam ainda melhores", diz o prefeito.

O índice, calculado pela Confederação, mede o desempenho dos 5.564 municípios brasileiros em três quesitos da Administração Pública Municipal: fiscal, social e de gestão. Este ano, o índice é baseado nos dados de 2007 e o maior destaque foi para o setor fiscal. No site da Confederação é possível verificar o resultado de cada município no IRFS e comparar com os anos anteriores.

Anterior

Cotrasmo promove Semana do Trânsito com foco nas crianças

Próximo

Urbanização é discutida com comunidades do interior

Deixe seu comentário