LEGISLATIVO

Aprovado projeto que trata sobre parcelamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo

Aprovado projeto que trata sobre parcelamento do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por unanimidade, na quinta-feira, dia 16, o Projeto de Lei Complementar 18/2023, de autoria de Gilmar Baldissera (Gica – PP), Paulo Drumm (PSD), Vanirto Conrad, Cris Zanatta (PSDB) e Valnir Scharnoski (Nini – PL), que dispõe sobre o parcelamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e TCL (Taxa de Coleta de Lixo). O texto altera o artigo 186 da Lei Municipal nº 4.200/1997 (Código Tributário Municipal), prevendo a seguinte redação:

“A arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) será em 10 (dez) parcelas a partir do exercício fiscal de 2024, a iniciar em março a primeira parcela e a última em dezembro do calendário fiscal”, cujas datas de vencimento serão estabelecidas através de Decreto pelo Executivo Municipal.

Os vereadores justificam que a proposta “proporcionará alívio no bolso do contribuinte, especialmente no começo do ano, quando o impacto é maior”. Também afirmam que a medida trará melhor planejamento, e adequação em caso de imprevistos financeiros, evitando a inadimplência. Ainda, justificam que resultará na manutenção do imóvel, já que a falta de pagamento pode levar à perda do imóvel. E, por fim, citam que de acordo com Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a cada 10 famílias brasileiras, oito têm dívidas.

O projeto foi aprovado em primeiro turno e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção ou veto.



Câmara de Vereadores

Integrantes da Força-Tarefa do 12º Batalhão de Bombeiros Militar estão em deslocamento para auxílio em Taió Anterior

Integrantes da Força-Tarefa do 12º Batalhão de Bombeiros Militar estão em deslocamento para auxílio em Taió

Casan informa sobre situação do abastecimento na região Oeste Próximo

Casan informa sobre situação do abastecimento na região Oeste

Deixe seu comentário