SÃO MIGUEL DO OESTE

Aprovado projeto que libera o horário e os dias de funcionamento dos estabelecimentos do município

Aprovado projeto que libera o horário e os dias de funcionamento dos estabelecimentos do município
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira, dia 4, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 130/2025, de autoria do Poder Executivo, que libera o horário e os dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços no município.

O texto estabelece que “em qualquer dia da semana, inclusive feriados nacionais, estaduais e municipais, o funcionamento [...] será facultativo”, alinhado à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019), que assegura a possibilidade de operar em qualquer horário ou dia da semana, inclusive feriados, desde que respeitadas normas de meio ambiente, saúde, segurança e sossego público.

A lei revoga a legislação municipal anterior sobre o tema (Lei Municipal nº 6.645/2012), e entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2026.

Na justificativa, o prefeito Edenilson Zanardi afirma que a medida moderniza e simplifica as regras locais, elimina restrições “defasadas” e evita “intervenção desnecessária do Poder Público na livre iniciativa”, ressaltando que a liberdade de horário não desobriga o cumprimento das normas de proteção ambiental, sanitária, de segurança e de sossego.

O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção de Cris Zanatta (PSDB).



Câmara de Vereadores

Saúde registra mais de 62 mil focos do Aedes Aegypti até início de dezembro Anterior

Saúde registra mais de 62 mil focos do Aedes Aegypti até início de dezembro

Vereadores apresentam moção para prorrogação de dívidas de produtores de leite Próximo

Vereadores apresentam moção para prorrogação de dívidas de produtores de leite

Deixe seu comentário