PARALISAÇÃO

Acats emite nota sobre greve

Acats emite nota sobre greve

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vem monitorando empresas associadas e formadas por redes de todos os portes e lojas de todas as regiões catarinenses. Mesmo com o acordo divulgado pelo governo e entidades de representação de caminhoneiros na noite de domingo, não há sinal de reversão do qual quadro de desabastecimento. O panorama está variando muito e é diferente não só por região como por empresa. Alguns supermercadistas estão conseguindo produtos de fornecedores locais cuja entrega não esbarra nos bloqueios, mas as soluções são muito pontuais e restritas.

Maiores problemas: 

Depois ?d?o começo do bloqueio, os maiores problemas continuam ocorrendo no segmento de frutas, legumes e verduras (FLV), leite UHT, derivados do leite em geral e demais itens perecíveis lácteos. Também estão sendo mais citadas as categorias de frios e laticínios, pães embalados e carnes in natura em geral. Na categoria de FLV os maiores problemas estão em itens de largo consumo: Laranja, maçã, tomate, batata e cenoura. 

Produtos mais perto de esgotar nas prateleiras e gôndolas: 

Algumas categorias de produtos como iogurtes e leites ainda podem ser encontrados, mas com restrição de variedade e que é cada vez maior já que não existe reposição. As carnes resfriadas e congeladas também começam a ficar com escolhas mais restritas. A carne suína, por exemplo, somente tem as versões congeladas na maioria das regiões. 

Limitação de venda por cliente: 

Esta condição existe em várias regiões, mas não é unanimidade. Os itens mais visados são leite, água e cereais. Há empresas que estão limitando todos os itens que compõe a cesta básica. Uma rede de grande porte está limitando as compras ao máximo de três unidades por item. 

Estoques para próximas 48 horas 

A situação para as próximas 48h está variando bastante, existem empresas que reportaram bons estoques principalmente de mercearia seca que tem prazo de validade maior (açúcar, farinhas e cereais em geral, feijão e categorias de matinais) enquanto outros dizem que terão desabastecimento (ruptura) em alguns destes itens nas próximas 48 horas. 

O que também começa a entrar na fase final de estoque são as linhas de materiais de limpeza de maior demanda, como lava-roupas e desinfetantes e principalmente papel higiênico, já com restrição de variedade de tipos e marcas. Outras categorias citadas com possíveis quebras a partir de 48h são massas secas e óleo de cozinha/azeites. 

Maior preocupação: gás 

??A grande maioria das empresas e redes manifestou preocupação com efeitos da falta de fornecimento de gás, que movimenta os setores de confeitaria e padaria em praticamente todas as lojas. Existem muitas lojas com setores que disponibilizam comidas prontas entre refeições e lanches (rotisseries/restaurantes e cafés), as quais também podem ser afetadas. A maioria indica que tem gás para mais dois dias.

Apresentada metas fiscais do quadrimestre Anterior

Apresentada metas fiscais do quadrimestre

CNDL pede que preços fiquem estáveis Próximo

CNDL pede que preços fiquem estáveis

Deixe seu comentário