?Peixes tem uma espécie de gosma e cheiram óleo?

O agricultor Nelson Pedro Daniel

O agricultor Nelson Pedro Daniel, de 58 anos, que reside em linha Barra do Guamerim, afirma que conhece o rio desde os 8 anos de idade. Ele afirma que adorava pegar as linhadas e ir pescar. Daniel, que tem praticamente toda a renda obtida através da Feira Livre Municipal, destacou que sempre pescou peixes bons.

O agricultor recorda que antigamente, antes mesmo dos anos 70, o rio enfrentou uma época de poluição devido às madeireiras das colonizadoras que despejavam serragem no rio, mas isso foi breve. \"O rio tinha um local onde todo o pessoal vinha tomar banho, principalmente nos finais de semana. Eu era uma espécie de vigilante em um poço que era o mais procurado pelos banhistas. Inclusive salvei cinco pessoas que estavam se afogando\", diz.

Daniel salientou que fez um teste há cerca de três anos. Foi pescar para verificar como estavam os peixes com a poluição atual e se assustou. \"Os peixes tinham tipo uma gosma ao redor e cheiravam óleo. Ainda tem muito peixe. Muitos morrem pela poluição e alguns conseguem se adequar à poluição\", imagina.

De acordo com ele, até a década de 90 ainda era possível comer os peixes pescados, pois a poluição se resumia a plásticos e embalagens boiando. \"Cada pessoa que polui o rio deveria ter mais consciência. Tem gente que vem com caminhonetes, pára em cima das pontes e despeja todo tipo de lixo no rio, como móveis, pneus, animais mortos, restos de construções, tábuas com pregos e fogões\", lamentou.

Anterior

Esporte recebe investimentos neste início de ano

Próximo

Icasa não vai renovar contrato com a Cidasc

Deixe seu comentário