Férias de inverno

  • Ilustração -

Período de descanso para os pequenos e de preocupação para os pais

As férias de inverno chegaram e com elas vem a preocupação dos pais em ocupar os filhos durante os dias de folga. São só duas semanas, mas que podem se tornar uma eternidade se os pais não planejarem as atividades dos pequenos, principalmente quando só eles têm férias e toda a família precisa continuar sua rotina de trabalho.

Segundo a psicopedagoga e orientadora de duas escolas municipais de São Miguel do Oeste, Ludimila Andréia Belletz de Mello, o importante é não deixar as crianças sem atividades, buscando sempre atividades culturais e físicas para os pequenos. “É preciso organizar atividades que chamem atenção das crianças, com brinquedos mais educativos. Recomendamos que as crianças continuem com as leituras no período de férias e procurem não se ocupar muito com DVDs, televisão, videogames. Se o tempo estiver bom, que a criança saia, passeie, ande de bicicleta, se divirta um pouco fora de casa. Os pais também tem que ter a consciência de que se as crianças estiverem dentro de casa, não é preciso ficar só na frente da televisão, sem saber direito o que eles estão assistindo. É muito importante pensar em atividades”, enfatiza.

Ludimila também destaca que por se tratar de férias de inverno é preciso tomar muito cuidado com a saúde das crianças, deixá-las em casa sempre que possível e nunca deixá-las sozinhas. “É sempre importante deixar as crianças acompanhadas de um adulto. Nas férias, é muito comum que elas fiquem com os avós, tios ou vizinhos quando os pais precisam trabalhar, e isso é bem interessante, porque há uma troca de experiências, de brincadeiras. Sempre é preciso o acompanhamento de alguém, assim como acontece na escola. Os pais precisam ter consciência disso, porque em casa tem fogão e gás e ainda eles podem subir numa cadeira, cair, são muitos perigosos”, enaltece a profissional.

Quanto à saúde dos pequenos, a psicopedagoga enfatiza que  é preciso cuidar da alimentação, já que, na escola, os lanches servidos são bem equilibrados, com cardápio elaborado. “É feito todo o acompanhamento da alimentação da criança na escola e com certeza ela estará acostumada com essa comida e com os horários da alimentação. É preciso estar atento a uma alimentação bem saudável e também manter essa rotina. A rotina é fundamental, porque as férias são bem curtas e logo precisarão voltar para a escola”, ressalta.

Brincando nas férias Anterior

Brincando nas férias

Com está a saúde da sua boca? Próximo

Com está a saúde da sua boca?

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso