Especial: Paraíso festeja 20 anos e novos tempos

  • Folha do Oeste -

Na próxima segunda-feira, dia 9 de janeiro, o município de Paraíso, completará 20 anos de emancipação e vive um novo cenário. O asfalto da BR-282, aliado com o desenvolvimento em diversos setores, estão fazendo o município ser visto com prosperidade. Nesta sexta-feira, dia 6, duas inaugurações marcaram o começo das festividades de aniverário. A ponte em linha Salto das Flores e a Indústria Dipães são amosta que o município está vivenciando uma verdadeira revolução

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto 

No ano letivo de 2011 da Rede Municipal de Educação, ocorreu o lançamento do Programa Nosso Pão, Nosso Leite, que foi uma iniciativa do Poder Executivo, com o principal objetivo de incentivar a frequência escolar. O programa atendeu a todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de todas as escolas municipais. A iniciativa prevê o repasse de dois litros de leite integral e seis pães tipo cachorro-quente, por semana, para cada aluno que tiver uma boa frequência. O programa teve grande aceitação por parte dos alunos e pais e conseguiu atingir os objetivos diminuindo o número de faltas dos alunos, favorecendo o aprendizado e contribuindo para a redução das reprovações nas escolas.

O projeto central da equipe de gestores da Rede Municipal de Educação foi a Família e a Escola como contexto do desenvolvimento humano. Acredita-se que a escola e a família formam uma equipe e é de fundamental importância que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir, pois, hoje, para se pensar em educação de qualidade é preciso ter em mente que a família deve estar presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos. Durante o ano letivo, foi organizado um encontro da família nas escolas com grande participação dos pais ou responsáveis pelos alunos e um encontrão da família, reunindo família, professores, gestores e alunos. Chegou-se ao final do ano letivo com um projeto cuja meta era desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluindo a família no processo ensino/aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento dos valores sociais e da autoestima.

O Projeto de Literatura, que foi trabalhado nos anos letivos de 2010 e 2011, chamado “A hora do conto”, para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, promoveu um espaço para a leitura, onde o lúdico permitia às crianças a possibilidade de viver novas experiências, desenvolver a criatividade e a afetividade, alargando seus horizontes e reestruturando a leitura de mundo, tendo sido um sucesso. A alegria das crianças nas aulas de contação de histórias foi algo encantador. Os contos e as fábulas têm grande importância para as crianças. O contato com a leitura, ouvindo histórias ou manuseando os livros, é muito importante para o desenvolvimento do “cidadão leitor”. Formar leitores é investir na cidadania, por isso a proposta de incentivar “A hora do conto” na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Rede Municipal disponibilizou duas professoras que, de forma lúdica e criativa, contaram histórias utilizando livros, ilustrações, avental ilustrado, retroprojetor, caixa de histórias, teatro com fantoches, dedoches e acima de tudo, utilizando muita dedicação e criatividade.

Durante o ano letivo, foi ampliado e melhorado o transporte escolar, para que os alunos da Rede Municipal, bem como os da Escola Estadual tenham sempre melhores condições de acesso à escola e aos novos abrigos construídos. São também oferecidos: transporte e ajuda de custo para o pagamento das mensalidades aos alunos que frequentam a Casa Familiar Rural de Guaraciaba e o Colégio Agrícola de São Miguel; ajuda no custo do transporte aos alunos que frequentam cursos técnicos e profissionalizantes no Senai durante o período diurno; transporte totalmente gratuito para alunos universitários, alunos que frequentam cursos profissionalizantes e técnicos no período noturno.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto firmou parceria com a Associação de Esportes e CT Bugre do Oeste no ano de 2011e se criou, ao mesmo tempo, o projeto Educando Através do Esporte, que atendeu crianças de cinco a 17 anos residentes no município de Paraíso. O trabalho realizado pelos profissionais da escolinha superou as expectativas das crianças, dos pais e da comunidade em geral.
No âmbito da alimentação, houve capacitações para as merendeiras com a finalidade de reforçar os conhecimentos de boas práticas, higiene ambiental, hábitos comportamentais, práticas adequadas de manipulação para recebimento, preparo, armazenamento e distribuição dos alimentos. A merenda servida o ano todo era de ótima qualidade e de cardápios variados. Vieram alguns alimentos da agricultura familiar com vistas a melhorar a qualidade dos alimentos e incentivar a agricultura local.

Secretaria Municipal de Agricultura

Como já é de conhecimento geral, Paraíso tem na agricultura o grande pilar de sustentação e por isso a atividade merece atenção especial, através de programas e prestação de serviços para o meio rural. São dezenas de atividades, das quais ressaltamos:

* Programa de sementes de aveia, com a distribuição de 400 sacas para agricultores que destacaram a nota de Produtor Rural; 
* Programa de Silagem com a aplicação de mais de 1.900 horas de serviços;
* Programa de Subsolagem com Pé de Pato num total de 350 horas;
* Programa de Grade Gobi, com 870 horas de serviços;
* Distribuição de Adubo Orgânico com um total de 300 horas;
* Serviços de Retroescavadeira com 1.050 horas;
* Programa de Inseminação Artificial, onde foram distribuídas 2.055 doses de sêmem, além de luvas e bainhas, tudo gratuitamente;
* Distribuição gratuita de 36 mil mudas de eucalipto. Cada agricultor inscrito tinha direito a mil mudas;
* Programa de Horas Gratuitas, onde foram prestadas mais de 1.500 horas de serviços;
* Empregadas mais de 200 horas na aplicação de calcário e cama de aviários nas lavouras;
* Auxílio na abertura de bebedouros, fossas, poços, valas de silagem e valas de encanamento de água.

Secretaria Municipal da Assistência Social

No ano de 2011 a Secretaria Municipal de Assistência Social de Paraíso, desenvolveu atividades em dezenas de áreas. Foram capacitações, cursos de qualificação, atividades culturais e de lazer, entre tantas outras. Acompanhe abaixo algumas das atividades desenvolvidas:

* O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) acompanhou cerca de 150 famílias, destas cerca de 90 famílias em atividades de grupo. Os grupos desenvolvidos no CRAS são: Grupo de Encontro Esperança, Horta Comunitária Vida e Saúde, Grupo de Integração Familiar, Grupo de Teatro e Dança Corpo e Dança, Grupo de Convivência Rosas da Amizade.
* 2º Encontro de Integração Famíliar com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a questão da deficiência
* 1ª Festa Junina do CRAS com o objetivo de integrar as famílias participantes dos grupos desenvolvidos pelo CRAS;
* Oficinas sobre alimentação, associativismo, direitos dos cidadãos;
* Palestras nas escolas.
* Curso ministrado pelo Senai, de qualificação e inserção produtiva na área de alimentos com três turmas
* Encontrão dos idosos e entregas de presentes para os mesmos
* Inicio das obras de Construção da Casa dos Idosos no Distrito de Grápia, com investimentos próximos a duzentos mil reais.

Secretaria Municipal da Saúde

Os trabalhos realizados na Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso no ano de 2011 ocorreram dentro do que estava previsto para o ano. Foram adquiridos dois veículos de transporte de pacientes, renovados os contratos de outros quatro médicos que compõem o quadro de profissionais médicos da secretaria, além da contratação de uma médica pediatra. Em 2011, houve a 2ª Semana da Saúde do Homem, com cerca de 400 participantes. Na abertura do evento, aconteceu uma palestra sobre DST/HIV e AIDS, abordando também assuntos pertinentes a atendimentos médicos, oficinas de promoção de saúde com os profissionais da Saúde Bucal e do NASF, bem como os serviços de enfermagem e de nutricionista. Também foram realizados cerca de 850 exames gerais: PSA, colesterol, triglicerídeos, glicose, hemograma, RX, eletrocardiograma, entre outros, no decorrer da semana.

Na odontologia, houve 1.004 consultas e efetuados 6.444 procedimentos na atenção básica. Durante a Semana da Saúde Bucal, ocorreu a escolha do mascote, a confecção de um tapete educativo, além da aquisição e entrega de uma cadeira odontológica para a Unidade de Saúde do distrito de Grápia, proporcionando aos profissionais e pacientes mais conforto e agilidade nos trabalhos prestados à comunidade.

Nas atividades da equipe do NASF (Núcleo de Apoio da Saúde da Família) foi criado em 2011, em especial, a Oficina Criativa Terapêutica em Saúde Mental, iniciando em 22 de março, tendo atendido semanalmente 10 pacientes, desenvolvendo atividades de recreação, movimento corporal e arteterapia.

A equipe realizou atividades semanais de promoção e prevenção da saúde por meio de Grupos de Atividades Física, orientação sobre participação comunitária e social, orientação nutricional e apoio psicológico, com o objetivo principal de oferecer melhoria na qualidade de vida da população. As comunidades atingidas por este programa foram as linhas Rosário, Barra Grande, Fundo União, Esquina Farroupilha, Castelo Branco e centro de Paraíso. Outra atividade importante foi a criação do Grupo de Postura, executado por um fisioterapeuta, sendo que, por meio de atividades corporais de fisioterapia, buscou-se amenizar a dor de pessoas com problemas de coluna.

Em setembro, foi incluído no Programa Odontologia da 1ª Infância a avaliação e o acompanhamento nutricional, onde, por meio da nutricionista, as mães puderam receber orientação sobre a amamentação e a forma gradual da alimentação para o bebê. Todas as atividades foram encerradas com encontros de confraternização, sendo que as equipes do NASF e ESF receberam, dos grupos trabalhados, uma avaliação positiva e de garantia da melhoria da condição de saúde desta parcela da população.

Neste ano, foi criada a Lei Municipal nº1250/2011, que dispõe sobre a proibição de consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica, cria ambientes de uso coletivo livre do tabaco. Com a Lei aprovada, passamos a realizar semanalmente os encontro do Projeto Respirar de Combate ao Tabagismo, com o envolvimento do ESF e NASF.

Secretaria Municipal de Obras

A Secretaria Municipal de Obras vem cumprindo seu papel de empenhar-se na conservação da malha viária municipal, para o bom escoamento da produção, transporte escolar e o transito normal de veículos particulares. Estradas de acessos as propriedades e lavouras também tiveram atenção especial em 2011. Além disso a pasta tem uma parcela importante no desenvolvimento do município, através de obras de terraplanagens para a construção de indústrias, aviários, chiqueirões, estrebarias e residências, tanto no meio rural como urbano. Acompanhe abaixo algumas das centenas de atividades da Secretaria de Obras em 2011:

* Entre 2010 e 2011 foram usados mais de 1.000 tubos de concreto para tubulações na cidade e interior;
* Serviços de 500 horas de máquinas e caminhões na terraplanagem da Indústria Dipães;
* Na linha Stanga foram 400 horas para a terraplanagem de novos aviários;
* Em linha Entre Rios, 50 horas de máquinas na terraplanagem de chiqueiros com 120 metros;
* Cascalhamento no pátio de mais de 50 estrebarias;
* Distribuídos mais de 100 tubos de 80cm e de 1 metro para poços de água;
* Construídos dois passadores de gado com tubos de 1,5m, em substituição aos de madeira que apresentavam risco ao transporte;
* Investidos R$ 60 mil na reforma da carregadeira Michigan;
* Aquisição de um caminhão basculante novo, trucado e traçado, num custo de R$ 280 mil;
* Construída a ponte sobre o rio das Flores, em linha Salto das Flores, uma reivindicação de 18 anos;
* Terraplanagem para o Centro de Convivência de Idosos no distrito da Grápia, cujas obras estão em andamento;
* Feitos mais de 2km de valas para encanamento de água;
* Escavados vários bebedouros para animais em propriedades que enfrentam dificuldades com a falta de água;
* Terraplanagens para casas da cidade e interior;
* Mais de 30 fossas em casas da cidade e interior;
* Recolhimento do lixo na cidade e interior;
* Recolhimento e destino correto de pneus velhos e sucatas uma vez por mês

Secretaria Municipal de Administração

A Lei Orgânica do município de Paraíso/SC, estabelece no inciso III, do artigo 74, que compete aos secretários municipais apresentar ao prefeito municipal o relatório anual de gestão frente a sua respectiva pasta. Neste sentido, ao cumprir o referido dispositivo legal, também são prestadas contas anuais a sociedade em geral, com relação aos trabalhos, ações e programas desenvolvidos no âmbito da Secretaria Municipal de Administração e Fazenda. Trata-se de uma medida essencial, transparente e de controle, características do Executivo.

Este relatório apresenta sucintamente as principais atividades realizadas em 2011, na pasta de Administração e Fazenda, além das atividades aqui expostas, na secretaria existe uma infinidade de procedimentos administrativos de rotina, do cotidiano, cuja descrição não é objeto deste relatório. Em todas as ações que compreendem a execução de tarefas determinadas ou incentivadas pelo chefe do poder Executivo, geralmente promovidas em parcerias com outras secretarias, a responsabilidade recai sobre a Secretaria de Administração.

Houveram avanços significativos em todos os departamentos da secretaria, com a realização de ações importantes e destacadas, alcançando as metas do plano de governo. O maior desafio nesta secretaria é a otimização dos recursos disponíveis, cada vez mais escassos, frente as despesas públicas cada vez mais crescente, por isso as tomadas de decisões sempre são baseadas em relatórios financeiros, orçamentários e contábeis, pois a responsabilidade pelo gerenciamento transparente das contas públicas também é de extrema importância. A sociedade precisa entender e saber onde são aplicados os recursos públicos. Abaixo está especificado ações e os processos de trabalho da Secretaria de Administração e Fazenda:

* Busca de recursos financeiros junto ao Governo Estadual e Federal, com pleno sucesso, para complementar o considerável volume já alcançado nos dois primeiros anos, seja através de emendas parlamentares ou de recursos diretos.
* Implantação de um programa que teve muita aceitação pela população e grande repercussão regional, que foi o programa NOSSO PÃO, NOSSO LEITE.
* Cursos de qualificação e aperfeiçoamento aos servidores municipais
* Elaboração de diversos projetos nas áreas de infra-estrutura urbana, Saúde, Educação, Agricultura, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer.
* Licitações bem elaboradas, dando garantia de economia e eficiência ao município.
* Encaminhado diversos Projetos de Lei a Câmara Municipal de Vereadores, todos aprovados, com destaque para o Plano Diretor, Plano de Saneamento Básico e Plano de Habitação, os quais em conjunto nortearaão o desenvolvimento ordenado do município.
* Aprovação das contas do exercício de 2010 pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
* Liberação de subvenções sociais a entidades do município, e assinaturas de convênios com APAE, Casa Familiar, Colégio Agrícola.
* Realização do Primeiro Encontro empresarial do município, com a presença dos proprietários dos comércios e indústrias locais para palestras e debates sobre a economia local.

A Secretaria Municipal de Administração em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inauguraram neste ano uma indústria de confecções, qual veio se instalar devido os incentivos realizados pelo município e está gerando mais de vinte novos empregos. Além desta, no próximo dia 06 estará ocorrendo a inauguração da segunda indústria, esta por sua vez no ramo de panificação, qual contou com grandes investimentos e estará gerando mais de setenta novos empregos, assim demonstrando o comprometimento do governo em prol a geração de emprego e renda e desenvolvimento do município.

O ano de 2011 pode ser definido como um ano de trabalho intenso e resultados expressivos. Para 2012 com as peças orçamentárias elaboradas pela atual gestão e as principais ações de governo em andamento, a expectativa de ser um ano ainda mais produtivo.
 

PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS DO 20º ANIVERSÁRIO

SEXTA-FEIRA, DIA 06 DE JANEIRO:
18h - Inauguração da Ponte do Rio das Flores, na comunidade de Entre Rios/Salto das Flores
19h15 - Entrega de um Veículo 0 km para realização de Transporte de Pacientes
19h30 - Inauguração da Indústria de Pães – Dipães, com Pronunciamento de autoridades, corte da fita inaugural, visitação às instalações, seguido de confraternização
Recepção dos CTGs e Piquetes participantes do V Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Vento Minuano

SÁBADO, DIA 07 DE JANEIRO:
7h - Início do Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Vento Minuano

DOMINGO, DIA 08 DE JANEIRO:
7h - Continuação do Rodeio Crioulo Interestadual do CTG Vento Minuano
20h - Abertura do Evento comemorativo aos 20 de Paraíso, com Pronunciamento de Autoridades e distribuição do bolo, no Esporte Clube Cruzeiro
21h30 - Show com a Dupla Mateus e Maldonado
23h - Show Pirotécnico
23h30 - Show de Encerramento com a Banda Mercosul
 

 

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