Acismo participa de debate sobre o futuro empresarial na Semana Acadêmica do IFSC |
Nesta segunda-feira, dia 7, inicia mais um ano letivo. Por esta razão, durante a semana as escolas organizaram os últimos detalhes para que tudo esteja dentro das condições necessárias para iniciar as aulas. A informação é da supervisora regional de Educação, Eliane Galeazzi. De acordo com ela, a semana também foi marcada pelo retorno dos professores as atividades.
Nos dias 3 e 4, os educadores tiveram planejamento do primeiro trimestre, em conjunto com as equipes pedagógicas, nas escolas. "Está tudo pronto, tudo organizado, e as escolas já estão preparadas para receber os alunos na segunda-feira", destaca.
Eliane reforça que todas as escolas da rede estadual da Regional de São Miguel do Oeste retornam as atividades no dia 7 de fevereiro. Entre os dias 26 e 28 de janeiro, foi realizado o segundo período de matrículas, e aos pais que ainda necessitam de vaga, que ainda precisam fazer a matrícula para os seus filhos, a orientação é para que entrem em contato com a secretaria da unidade escolar desejada, para verificar se ainda há vaga disponível. Caso a unidade mais próxima da sua residência não possui mais vaga, terá que buscar vaga em uma outra unidade.
"Estamos retomando com todos os alunos de forma presencial, com turmas em 100%", adianta. Para isso, durante a semana as escolas finalizaram os ajustes, e atualizaram os planos de contingência, organizando-os dentro dos protocolos sanitários vigentes. Neste sentido, o pedido é de compreensão e colaboração dos alunos, familiares e comunidade escolar. "Só vamos conseguir êxito, neste retorno 100% presencial, se tiver a responsabilidade de todos que irão frequentar os espaços escolares, para que sigam rigorosamente todos os protocolos, todos os regramentos. Permanecemos com a utilização de máscara, álcool em gel, e o distanciamento vai acontecer fora do espaço da sala de aula", destaca.
Conforme a supervisora se todos seguirem os regramentos e protocolos, haverá êxito no retorno das aulas. "As escolas são espaços seguros. Já tivemos um ano, com algumas escolas que conseguiram retornar na sua totalidade no ano passado, em virtude de ter diminuído o distanciamento social para um metro, e outras ainda estavam trabalhando A supervisora regional reforça o pedido e orientação para que todos sigam os regramentos e protocolos nas escolas na modalidade tempo casa e tempo escola, então os alunos tiveram tempo para aprender e levar em consideração os regramentos sanitários. Conseguimos finalizar o ano com pouquíssimos casos nas escolas. A escola é um local seguro, e dentro da escola se cumpre sim todos os regramentos sanitários. Temos a comissão dos PlanCons dentro das escolas, que fiscalizam, sempre com muita responsabilidade, fazendo com que os alunos e as pessoas que ali estão cumpram com todos os regramentos. Contamos muito com essa responsabilidade e colaboração de todos", reforça.
NOVO ENSINO MÉDIO
O ano letivo também contará com a novidade do Novo Ensino Médio, onde todas as escolas da rede estadual que ofertam o Ensino Médio, estarão implementando o novo modelo. Segundo a supervisora regional, o Novo Ensino Médio traz mudanças bem significativas no Ensino Básico, como um todo. Uma vez que ele estabelece mudança na estrutura do Ensino Médio, começando pela ampliação do tempo mínimo do estudante na escola, que passou de 800 horas para 1.000 horas anuais. "Vem redefinindo a organização curricular, deixando ela mais flexível, contemplando a base comum, e ofertando outras possibilidades de escolhas aos estudantes", cita.
Eliane destaca que na região de SMOeste, três unidades já eram escolas piloto do Novo Ensino Médio, sendo elas, a Escola Cecília Lotim de Barra Bonita, Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, e a Everardo Backheuser de Descanso. Desde 2020, essas escolas já vinham ofertando o Novo Ensino Médio, dentro das 120 escolas piloto no Estado. Agora, as demais estarão implementando este novo modelo de ensino.
Deixe seu comentário