SÃO MIGUEL DO OESTE

Trevisan decreta Situação de Emergência pela estiagem

  • Ascom Prefeitura -

O prefeito Wilson Trevisan decretou Situação de Emergência no município de São Miguel do Oeste na tarde desta segunda-feira, dia 20, em decorrência da estiagem. A decisão foi tomada depois de reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil, realizada na tarde de sexta-feira, dia 17, que avaliou o quadro após um pedido do próprio prefeito, e emitiu parecer neste sentido. As perdas e dificuldades em decorrência da falta de chuva têm se agravado drasticamente nas últimas semanas, tanto no interior quanto na cidade.

Dados da Epagri apontam que as perdas no setor agrícola podem ultrapassar os R$ 15 milhões até o final da próxima safra. Somente na produção de leite, já está consolidada uma perda de 20%, que tende a aumentar de forma gradativa. Em relação às culturas de verão (milho grão, milho silagem, soja e feijão), a estimativa inicial é de que as perdas sejam na ordem de 45 a 50%.

O Município de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria de Obras, tem auxiliado no abastecimento de água no interior, em áreas que não possuem cobertura da Casan, mas os pedidos só aumentam. Nos últimos 10 dias, por exemplo, foram entregues cerca de 300 mil litros de água potável. Os pedidos podem ser efetuados por meio de protocolo pelo site do município (saomiguel.sc.gov.br) ou diretamente na prefeitura. A prestação deste serviço está ocorrendo diariamente para suprir a demanda, inclusive, nos finais de semana.

O gerente da Casan, Vitor Gouveia, destaca que a Companhia está conseguindo trabalhar com, no máximo, 70% de sua capacidade. Com isso, está ocorrendo rodízio de 24 por 24 horas, com a divisão entre duas partes da cidade e, também, com a necessidade de manobras dentro dos períodos de abastecimento.

No caso de consumidores que ficam maiores períodos sem água, e acabam ficando desabastecidos, ele informa que a Casan está disponibilizando os números de telefone 3631-2000, em horário comercial, e 9 8402 9382, em regime de plantão. Nestes casos, a Companhia realiza o abastecimento in loco, com a utilização de um caminhão.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jeferson Dias, explica que, com o Decreto de Situação de Emergência, o acesso dos agricultores a linhas de financiamento e reparcelamento de dívidas, a fim de contornar as perdas, serão facilitados. O documento também permite a realização de investimentos com maior agilidade para este setor.

Da mesma forma, possibilita que a Casan contrate serviços emergenciais de caminhão-pipa e exerça com maior efetividade as ações de fiscalização e multa para as pessoas que estiverem desperdiçando água nesse período, para lavagem de carros, calçadas e telhados, por exemplo.



Ascom

Trevisan decreta Situação de Emergência pela estiagem Anterior

Trevisan decreta Situação de Emergência pela estiagem

Governo do Estado lança Verão Mais Seguro Próximo

Governo do Estado lança Verão Mais Seguro

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso