Como instituição financeira cooperativa que busca o desenvolvimento econômico e social das comunidades, o Sicredi fomenta o crescimento do agronegócio através da oferta de soluções financeiras que promovem as atividades agropecuárias. Por meio do Plano Safra, principal ferramenta de acesso ao crédito agro, e da parceria com o produtor rural, a Sicredi Raízes RS/SC/MG liberou entre os meses de julho e setembro de 2022 mais de R$ 236 milhões em recursos para o agronegócio.
A cooperativa registrou crescimento superior a 42% no volume de crédito liberado em custeios em todas as linhas ofertadas. O destaque está para o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), onde a liberação de recursos para custeio cresceu mais de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Entendemos a agricultura familiar como uma das principais bases de desenvolvimento das regiões de atuação da nossa cooperativa, tanto que a mesma representou mais de 63% do valor total das contratações de custeios entre julho e setembro deste ano”, destaca o assessor de Desenvolvimento do Agronegócio da Sicredi Raízes RS/SC/MG, Fabian da Rosa.
“A agricultura familiar também se destaca pela diversificação de culturas, responsável por grande parte da produção de alimentos no país e que permite um uso financeiramente sustentável das áreas. Por isso, atender a agricultura familiar é promover o desenvolvimento econômico, tecnológico e inclusivo para gerar a pulverização de renda, garantindo a liberdade produtiva e o crescimento dos municípios onde estamos inseridos”, comenta.
Dentro das linhas de Investimento disponibilizadas através do Plano Safra 2022/2023, o crescimento de crédito registrado entre os meses de julho e setembro foi de aproximadamente 18%. Foram mais de 200 operações realizadas no período, mostrando agilidade na contratação e atendendo os associados antes do esgotamento dos recursos do BNDES.
“Nossa performance verificada nos primeiros meses de contratação de crédito está dentro das expectativas. O agronegócio é responsável por grande parte da economia dos municípios da nossa região. Além de abastecer o país, fomentar a exportação, também gera empregos diretos e indiretos. Desta forma, fomenta um círculo virtuoso de crescimento econômico e social. Nosso papel nesta esfera é de orientadores, intermediários e aliados desse desenvolvimento”, destaca Fabian.
Através desta categoria de crédito, os produtores podem adquirir máquinas e implementos agrícolas, investir em tecnologia e inovação para organizar o ciclo produtivo e maximizar os lucros das atividades.
Associados interessados em contratar crédito rural podem procurar a sua agência.
Ascom
Deixe seu comentário