Educação realiza simulados nas 1.038 escolas estaduais para avaliar aprendizagem |
Seminário Regional é nesta quarta-feira

Encontro tem como tema ?Matemática: Uma Ferramenta do Pensamento?
Na próxima quarta-feira, dia 19, o jornal Folha do Oeste promove o XI Seminário do Programa Jornal, Educação e Cultura. O evento, que tem como tema “Matemática: Uma Ferramenta do Pensamento”, será realizado no auditório do Colégio La Salle Peperi, em São Miguel do Oeste, com início às 8h30 e encerramento às 16h30. De acordo com os organizadores, o encontro deverá reunir cerca de 400 pessoas.
O tema desta edição será abordado por Antonio José Lopes (Bigode), estudioso da matemática, professor-pesquisador do Centro de Educação Matemática. Graduado pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, fez mestrado e é doutorando em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Presta consultoria didático-pedagógica a dezenas de instituições privadas e públicas, como escolas, fundações e institutos de pesquisa. Bigode atua ainda na TV Escola e dezenas de Secretarias Estaduais como São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Secretarias Municipais de Educação como São Paulo, Curitiba e Vitória, dentre outras. Além disso, atua discutindo e agindo sobre temas relacionados à Educação Matemática, além de ser educador, pesquisador, autor e jornalista.
“Qualquer seminário ou curso que possui um tema interessante como este, os professores têm interesse em participar para aperfeiçoar os conhecimentos”, garante a secretária de Educação de Barra Bonita, Edinéia Carboni, que destaca que mais de 25 educadores da rede municipal participarão do encontro educacional. De acordo com ela, o tema foi bem aceito por todos os professores, principalmente os educadores da área.
Edinéia destaca que o Programa Jornal, Educação e Cultura – Folha do Oeste na Escola acontece de forma bastante eficaz nas unidades da rede municipal de Barra Bonita. “Toda semana, o jornal passa de mão em mão na escola. Os professores também utilizam o jornal no momento da leitura. Depois de utilizado em sala de aula, o periódico é encaminhado para as famílias dos estudantes. Esta é uma forma de toda a família se manter informada, tanto pelos assuntos da educação, como notícias do município e região. Acaba envolvendo não somente a comunidade escolar, mas a familiar também”, salienta.
Para a secretária, o jornal é um meio de comunicação importante, para incentivar até mesmo os pais à leitura, à busca pela informação. “Os estudantes e as famílias aguardam semanalmente pelo jornal, porque já estão acostumados com este meio de comunicação”, reforça a educadora. .
As fichas de inscrições serão aceitas até esta segunda-feira, dia 17, pelo fone: (49) 3621 1244 ou através do e-mail pjec@folhadooeste.com.br.
PROGRAMAÇÃO
7h45 - Recepção e credenciamento;
8h30 - Abertura oficial com pronunciamento de autoridades;
9h - Objetivos do PJEC - Paula Pomatti e Elza Gobbi (coordenadoras do programa);
9h20 - Matemática: Uma Ferramenta do Pensamento - Antônio José Lopes Bigode;
10h30 - Intervalo para café;
10h45 - Retorno com tema principal - professor Bigode;
11h45 - Encerramento dos trabalhos da manhã;
13h30 - Oficinas com professor Bigode/Questionamentos;
16h30 - Encerramento com sorteio.
Mais sobre:
Deixe seu comentário