ASTRAZENECA

SC autoriza redução do intervalo para aplicação

SC autoriza redução do intervalo para aplicação
Folha do Oeste

Após acordo entre o Governo de Santa Catarina e as prefeituras, está autorizada a redução do intervalo de aplicação da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Até então, as autoridades de saúde consideravam o intervalo de 12 semanas entre a primeira dose e a segunda aplicação. Agora, os municípios poderão reduzir este tempo para 10 semanas.

A medida vale apenas para as vacinas do laboratório AstraZeneca. Isso porque o Estado dispõe de mais lotes deste imunizante e já tem reservado as cargas para a segunda dose de muitos grupos prioritários. Cada município será responsável por adotar, ou não, a recomendação e comunicar a população.

A alteração não vale para quem recebeu Pfizer, que também tem previsto intervalo de 12 semanas. O motivo é que o cronograma de entrega destas doses não está tão garantido como da AstraZeneca, dizem os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde).

O intervalo de 12 semanas é o "limite" de aplicação da AstraZeneca e a redução do intervalo não interfere na eficácia do imunizante. O Estado adotava o tempo máximo até então para ter segurança da chegada das doses. Com a aceleração dos envios, o encurtamento do intervalo é possível.

"A partir deste momento, fica estabelecido que a segunda dose da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz poderá ser agendada para um período a partir de 10 semanas (70 dias) da primeira dose, com limite máximo de 12 semanas (84 dias), sem prejuízo para a vacinação", diz a nota técnica enviada às prefeituras neste final de semana. 

27º GEAR Julio Wolff La Salle participa do GJA Anterior

27º GEAR Julio Wolff La Salle participa do GJA

Inscrições abertas para seleção de farmacêutico Próximo

Inscrições abertas para seleção de farmacêutico

Deixe seu comentário