14º RC MEC

Regimento promove solenidade comemorativa

  • Divulgação 14º RC MEc -

No dia 27 de agosto, o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou uma formatura em comemoração aos 180 anos de existência dessa tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades e na oportunidade, foram entregues medalhas aos militares do Regimento e Diplomas de Amigo a algumas personalidades com elevado conceito na comunidade e com ações relevantes em prol do 14º RC Mec. 

Abrilhantando o evento, os Veteranos do Regimento realizaram um desfile em continência ao Comandante, relembrando e enaltecendo os valores e o patriotismo adquiridos nos tempos de caserna. 

Uma das tradições que marca a data é o plantio de uma árvore, um ipê, que fará parte do bosque do Regimento.

O Regimento tem suas origens no ano de 1842, no estado de Goiás. Atuou da Guerra da Tríplice Aliança, participando das importantes batalhas de Carapá, Curuzú e Curupaiti. Em 1879 transferiu sua sede para o Paraná. Entre 1894 e 1896, por força dos movimentos políticos revolucionários que envolveram várias Províncias, esteve aquartelado no Rio de Janeiro, então capital da República, em Campanha e em São João del Rei, ambas em Minas Gerais.

Ainda no ano de 1986, teve sua sede transferida para São Gabriel-RS. Em 1905 mudou-se para Santana do Livramento, onde permaneceu ate 1917, quando transferiu sua sede para Dom Pedrito-RS.

Em Dom Pedrito-RS, recebeu a denominação histórica de "Regimento de Lanceiros do Ponche Verde", em homenagem à Paz do Ponche Verde, episódio final da Revolução Farroupilha (1835/1845), ocorrido na localidade de Ponche Verde, interior do município de Dom Pedrito, onde o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, à frente das tropas do Império, selou com os Farrapos o fim daquele confronto fratricida, estabelecendo a unidade da Pátria Brasileira.

Em 1988 o 14º RC Mec foi transferido para a sua atual sede, São Miguel do Oeste. Após sua chegada, o Regimento esteve presente em acontecimentos significativos. Participou de missão de paz em Angola e no Haiti, de missão de Garantia da Lei e da Ordem e da missão de segurança da Copa do Mundo, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Participou das ações de ajuda humanitária nos municípios de Xanxerê-SC e Ponte Serrada-SC, que foram atingidos por um tornado. Apoiou a realização das homenagens fúnebres dos integrantes da Chapecoense. 

Recentemente, foi empregado em diversas ações de apoio durante a pandemia que assolou o mundo. 

Atualmente, o 14º RC Mec conta com as modernas Viaturas Guaranis em sua frota de viaturas operacionais e de militares que permanecem em constante prontidão, fortalecendo e consolidando a presença do estado no Oeste catarinense.



Ascom

PM registra ocorrência de perturbação Anterior

PM registra ocorrência de perturbação

Ocesc completa 51 anos de atuação Próximo

Ocesc completa 51 anos de atuação

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso