Assinadas e entregues ordens ser serviço para novas obras em São Miguel do Oeste |
Em São Miguel do Oeste, aprendizado e oportunidades são ofertadas para dezenas de jovens participantes do Projeto Parceiro Anjo. A iniciativa que contempla alunos da 10ª e 11ª turma busca aproximar o jovem do mundo do empreendedorismo, dos empreendedores, das empresas, e das instituições do município, como a Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) e o Sebrae, que são parceiros institucionais. A informação é do educador social e coordenador do Projeto, Luis Alberto Schoingele.
De acordo com o educador social, por meio das atividades desenvolvidas no projeto, os jovens passam a ter mais condições para empreender ou ser inserido no mercado de trabalho. Ele destaca que o projeto tem justamente como propósito levar uma educação empreendedora, de forma gratuita, para os jovens, e essa é uma das grandes vantagens desta iniciativa, e isso só é possível graças aos investidores que acreditam e investem neste trabalho, não apenas no projeto, mas na vida de cada um dos alunos. Um investimento que vai se perpetuar.
É ainda por meio do Parceiro Anjo que é aplicado o Programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae, que proporciona grandes experiências e aprendizados para o público com idade entre 14 a 19 anos, envolvidos nesta iniciativa.
Eduarda Roth, de 16 anos, soube na escola sobre a oportunidade e possibilidade de participar do projeto. "Entendi que seria uma boa experiência para conhecer e entender melhor o mercado de trabalho, o que enfrentar, como empreender e como administrar", cita. Segundo ela, por meio deste projeto tem participado de palestras, conversas com os investidores e debates. Inclusive ela cita que através do Parceiro Anjo, vários alunos já conquistaram um trabalho.
"A cada encontro do projeto é uma experiência nova que amplia o conhecimento", revela. Conforme a aluna, já é possível perceber a diferença na sua vida após começar a participar do projeto. "Meu pensamento mudou totalmente sobre o mercado de trabalho, o projeto me mostrou caminhos para seguir, então está sendo uma experiência muito positiva. Me sinto muito mais preparada para o mercado de trabalho", declara.
A jovem Thais Braun, de 16 anos, também soube do projeto através da escola. "Fui a primeira da lista a manifestar interesse. Entendi que era necessário e hoje vejo que valeu a pena. Participar do curso é maravilhoso, passei a ter mais iniciativa e motivação. Consegui sair da rotina, e tenho muitas portas abertas por causa do Projeto Parceiro Anjo e do Crescendo e Empreendendo", comenta.
Thais aponta ainda que nesta iniciativa o que mais está gostando é realmente acreditar em si mesma. "Tenho mais motivação e segurança para entrar no mercado de trabalho. Ainda espero muita mudança e experiências", afirma. A jovem já está empreendendo, e passou a se dedicar nas atividades de manicure.
Sabrina Garbin, da 11ª turma, também soube sobre o projeto dentro da unidade escolar. "Achei esse curso uma grande oportunidade. Moro no interior, e o projeto mudou a minha rotina, que era de casa para a escola, e vice-versa. Cada vez que eu vou em um encontro do projeto é um passo a frente. Que mais jovens aproveitem essa oportunidade, que mais pessoas realizem este curso, pois é uma grande oportunidade", comenta a estudante que também já está se preparando para a comercialização de produtos da agricultura.
COOPERATIVA
De acordo com o educador social e coordenador do Projeto Parceiro Anjo, a ideia é criar uma Cooperativa Jovem, para que os alunos que estão há mais tempo e que já participaram do Crescendo e Empreendendo, possam empreender, ter retorno financeiro e buscar a inserção no mercado de trabalho.
Para Schoingele, criar a Cooperativa Jovem será um grande desafio, e para isso será preciso o apoio dos empresários. Neste sentido, o próximo passo é se reunir com os pais dos alunos para debater sobre o assunto. No dia 29 de março, no Auditório do Sebrae, será realizada uma reunião com os pais dos alunos interessados em participar da cooperativa. O encontro contará com a a presença do palestrante João Batista Schneiders, que vai falar sobre a história do Cooperativismo, princípios, valores, direito e deveres dos futuros associados.
Deixe seu comentário