Educação realiza simulados nas 1.038 escolas estaduais para avaliar aprendizagem |
Profissionais discutem atualizações na utilização do PJEC

Nesta semana, as escolas estaduais de Descanso, EEB Everardo Backheuser e EEB Itajubá, receberam a visita da coordenadora pedagógica do PJEC (Programa Jornal, Educação e Cultura) – Folha do Oeste na escola, Paula Lúcia Pomatti. Na ocasião, conversaram professores, assessoras técnico-pedagógicas, orientadores e diretores, juntamente com a coordenadora do programa para tratar de assuntos sobre a utilização do jornal na escola, a fim de levar o jornal para sala de aula, bem como no contexto geral da escola e familiares destas comunidades. A coordenadora enfatiza que, a cada ano, novas situações surgem, novos métodos são utilizados para o trabalho dos professores, e o jornal continua sendo um apoio pedagógico presente nas escolas ano após ano, por ser uma ferramenta tão importante quanto o livro didático, porém utilizado de diversas outras formas e em diversas atividades que são promovidas.
Conforme a assessora da escola do distrito de Itajubá, Maiquélin Hartmann, os professores da escola são bem comprometidos com a educação e utilizam todos estes apoios com prudência e muita dedicação. “Temos feito trabalhos maravilhosos que envolvem a informação que o jornal contém”, salienta. De acordo com o número de alunos e suas faixas etárias são distribuídos os exemplares do jornal, possibilitando ao professor visualizar uma adequação conforme o tipo de trabalho.
Na escola Everardo, foram revistas algumas práticas pedagógicas na utilização do programa, bem como “alguns métodos diferenciados para acontecerem as determinadas atualizações do programa”, sugere a pedagoga Paula que, em reunião com os professores, pôde discernir o interesse por parte de todos. Elisabete Daltoé, administradora escolar, expõe que o uso do jornal na sala de aula é muito produtivo, “os alunos socializam e analisam com os familiares os fatos que acontecem no dia a dia da sociedade local”. Salientou a iniciativa, em conjunto com os professores, citando o fato do incentivo em cultivar cidadãos críticos, podendo debater temas diversos, vistos nas notícias e explorados então, em aula.
Em ambas as escolas, depois desta utilização no campo didático de aprendizagem, os jornais são encaminhados para as famílias dos alunos. De acordo com a coordenadora Paula, muitas vezes, esse é o único contato com a informação local impressa. As conversas também tomaram rumo do Seminário anual do Jornal na Escola, assunto bem recebido pelos profissionais sempre empenhados na qualidade, em âmbito educacional.
Seminário
Neste ano, o Seminário tomou o rumo da Matemática, e este, por sua vez, foi muito bem aceito pelos professores das diversas escolas visitadas. A gerência do Jornal está viabilizando a vinda de um profissional de renome em todo o país, especialista em assuntos matemáticos, bem como jornalísticos e pedagógicos, um misto completo para os objetivos do seminário. O nome será divulgado nas próximas edições.
Mais sobre:
Deixe seu comentário