logo RCN
SÃO MIGUEL DO OESTE

Parceria entre Unoesc, Rotary e Lions fortalece serviços de saúde e projetos sociais

  • Divulgação Unoesc -

A Unoesc firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Rotary Club e Lions Clube São Miguel do Oeste para a promoção de atendimentos nas Clínicas de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia, mantidas pela Universidade, para pacientes encaminhados pelas entidades, de forma grupal ou individual. Além disso, a Cooperação Técnica prevê o desenvolvimento de campanhas de conscientização, com elaboração de materiais didáticos de temas relevantes para serem apresentados nas escolas e na comunidade.

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi, destaca que a realização de atividades na comunidade possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. “É a articulação do conhecimento científico com as necessidades da comunidade onde a Universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. Por isso, a parceria entre Unoesc, Lions e Rotary beneficiará especialmente a comunidade, uma vez que a junção de forças entre as instituições fortalece a capacidade de conduzir avaliações eficazes das necessidades que podem levar a projetos humanitários bem sucedidos, aproximando a Universidade da comunidade e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, enfatiza Eliandra.

O diretor de Ensino da Unoesc São Miguel do Oeste, Eduardo Ottobelli Chielle, colocou a Unoesc à disposição para outras parcerias. “A parceria entre a Universidade e as instituições é algo muito importante que vem ao encontro do caráter comunitário da Unoesc. A Universidade está de portas abertas para acolher e auxiliar em projetos que venham ao encontro da melhora de vida da comunidade regional” complementa.

Para o presidente do Lions, Roberto Merlo, a parceria entre as entidades é de grande relevância para toda a sociedade. “Temos que agradecer à Unoesc. Essa é a segunda parceria, deste semestre, que firmamos com a Universidade. A primeira foi com a doação de um aparelho de laser para a Clínica de Odontologia, que está sendo utilizado para o tratamento de pacientes com câncer”, reforça Merlo.

Entre as campanhas que recebem o apoio da Unoesc, está o projeto de prevenção e tratamento do câncer infantil, que será desenvolvido pelo Lions em janeiro e fevereiro, além do programa permanente da visão e de empréstimos de equipamentos ortopédicos.

“Nós vamos dedicar dois meses para esta campanha, que também é algo que nos preocupa muito. O câncer infantil está entre as cinco causas globais do Lions, junto com a saúde mental. Nos meses de novembro e dezembro, estamos trabalhando com a conscientização sobre o diabetes. Visão é um programa permanente do Lions Internacional e, aqui nos clubes de São Miguel do Oeste, temos também o banco de ortopédicos, para empréstimos de cadeiras de rodas, muletas, andadores e outros itens para as pessoas que necessitam”, salienta Merlo.

Durante o ato de assinatura do termo, o presidente do Rotary, Jean Pier Basso, falou como surgiu a ideia de projeto de saúde mental e a parceria com a Unoesc. “Essa é a missão do nosso ano Rotário: trabalhar no projeto de saúde mental. Não tinha nada formatado dentro do Rotary, a proposta existia, mas não tínhamos os caminhos. Então cada um teve que correr atrás para desenvolver dentro da sua realidade. Durante o evento de posse da diretoria, o Merlo colocou o Lions à disposição para desenvolver o projeto e surgiu a ideia de buscarmos a parceria com a Unoesc, para podermos colocar em prática essa ação. Dentro da Casa de Apoio, que acolhe familiares de pacientes internados no Hospital Regional, já temos psicólogos auxiliando as famílias e, agora, esse projeto de saúde mental será ampliado”, celebra Basso.

 

ATENDIMENTOS À COMUNIDADE

 

Localizada no Bairro Agostini, a Unoesc São Miguel do Oeste conta com mais de 25 mil metros quadrados de área construída, que inclui Clínicas de Saúde, Centro Cultural, Centro Esportivo, Centro Tecnológico, Biblioteca, entre outros espaços.

A comunidade regional pode usufruir desta estrutura, utilizando os serviços ofertados pelo Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, pela Clínica de Psicologia, de Fisioterapia, de Odontologia, pela Clínica Veterinária de Pequenos Animais e pelo Laboratório de Microbiologia, que realiza a análise de água e alimentos). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3631-1000.




Ascom Unoesc

Embaixador da Itália visita Alesc e confirma escritório consular em SC Anterior

Embaixador da Itália visita Alesc e confirma escritório consular em SC

De Nadal destaca que aduana de Dionísio Cerqueira vai mudar realidade regional Próximo

De Nadal destaca que aduana de Dionísio Cerqueira vai mudar realidade regional

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso