SANTA CATARINA

Número de casos ativos é o menor desde fevereiro

Número de casos ativos é o menor desde fevereiro
Folha do Oeste

Santa Catarina registrou nesta terça-feira, dia 20, 15.159 casos ativos de infectados com Covid-19, segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde). Este é menor volume de casos ativos da doença desde 1º de fevereiro, quando o Estado tinha 14.899 casos em acompanhamento. No pior momento da pandemia, em março, o volume de doentes simultâneos chegou à marca de 40 mil.

A maioria desses casos ativos está no Planalto Norte e Nordeste (2,9 mil), Vale do Itajaí (2,8 mil), Foz do Rio do Itajaí (2,1 mil), Sul (2 mil), Meio-Oeste e Serra (1,8 mil), Grande Oeste (1,8 mil), e Grande Florianópolis (1,4 mil).

Os casos têm caído nas últimas semanas. Autoridades de saúde atribuem a redução às medidas sanitárias e, principalmente, aos efeitos da vacinação. Atualmente, o Estado imunizou com as duas doses ou dose única 1,2 milhão de adultos entre os 5,8 milhões que estão no Plano de vacinação.

"A vacinação tem um principal efeito que é a redução do número de casos graves e hospitalizações e óbitos. Até com a primeira dose já se consegue dar um certo nível de proteção para as pessoas a ponto de protegê-las dessa formação grave", disse o superintendente de Vigilância em SES (Saúde da Secretaria de Estado da Saúde), Eduardo Macário.

A redução dos casos ativos acompanha a queda na hospitalização, óbitos, ocupação de leitos de UTI. A melhora dos números têm refletido no mapa de risco da Covid-19 no Estado, atualmente com sete das 16 regionais de saúde no vermelho (gravíssimo) e nove no laranja (grave).

Para Macário, se não houver mudança drástica no processo de vacinação ou aparição de novas cepas, o Estado vai dar um "passo gigantesco rumo ao fim da pandemia". O futuro, projeta, seria "debelar pequenos surtos" localizados. 

Seleção feminina goleia China na estreia do Brasil Anterior

Seleção feminina goleia China na estreia do Brasil

Câmara aprova redução de tempo de fala nas sessões Próximo

Câmara aprova redução de tempo de fala nas sessões

Deixe seu comentário