Santé é destaque no Prêmio Catarinense da Excelência com sete unidades premiadas |
Município de Bandeirante decretará Situação de Emergência
-
Fotos Arquivo Equipe/Agricultores -
No fim da tarde de quarta-feira, dia 19, alguns municípios da região foram atingidos por chuva intensa acompanhada de temporais, com raios, rajadas de ventos e queda de granizo. Na região, os municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Paraíso e Bandeirante foram os mais atingidos pela forte chuva de granizo, sendo a comunidade de Novo Encantado, em Bandeirante, a mais afetada.
Devido aos grandes prejuízos materiais e na agricultura, que seguem sendo levantados e contabilizados pela equipe administrativa, será decretada Situação de Emergência no município de Bandeirante. De acordo com o prefeito, Celso Biegelmeier, primeiramente a maior preocupação foi dar assistência e atender as famílias na noite de quarta-feira, após o ocorrido. Ainda na quarta-feira, foram disponibilizadas, com o auxílio do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, lonas aos moradores, como primeiro socorro.
No início da manhã de quinta-feira, dia 20, lideranças do município, equipe administrativa, e representantes da Defesa Civil estiveram reunidos para debater a situação local. “Onde passou essa tempestade de granizo, causou muitos prejuízos. A equipe vai trabalhar na recuperação das estradas, mas as maiores preocupações no momento, é com relação as residências e a agricultura. Por onde passou a tempestade, as lavouras foram destruídas. Essas famílias estão tendo uma dupla dificuldade, com a destruição dos telhados e danos nas residências, e a perda nas plantações”, cita.
Biegelmeier lamenta ainda o fato de que os produtores já vinham sofrendo com as perdas das lavouras, por dois anos devido à forte estiagem, e agora os prejuízos foram causados pelo temporal. “Os agricultores esperavam agora recuperar os prejuízos das safras passadas, pois foram dois anos de estiagem muito forte”, aponta. Plantações de fumo, milho, trigo, e soja foram perdidas. “Algumas se imagina que tenham seguros, mas sabemos que muitas não têm. Produtores de hortaliças, com estufas grandes, também registraram grandes prejuízos”, pontua.
O prefeito salienta que dezenas de casas foram danificadas com a forte chuva de granizo, que assustou os moradores. A comunidade de Novo Encantado foi uma das mais atingidas, assim como a comunidade de Volta Grande. Em Bandeirante, também foi atingida parte da Getúlio Vargas, e da Várzea Alegre.
Conforme a coordenadora municipal da Defesa Civil, Paula Stringuini, nesta quinta-feira foram montadas equipes para ir a campo fazer o levantamento dos danos, prejuízos ocorridos, providenciada a documentação para o decreto de Situação de Emergência. “Teve lavouras que foram totalmente destruídas, casas que foram destruídas, onde o temporal atingiu foram muitos prejuízos materiais, econômicos, na agropecuária”, enfatiza.
O prefeito ainda pede paciência e cuidado por parte dos moradores, nos trabalhos nas edificações, para que não aconteça nenhum acidente. “Primeiro estão sendo garantidas as coberturas com lonas, pois ao longo da quinta-feira, segue chovendo no município, o que dificulta os trabalhos. Na restauração dos telhados pedimos que adotem os cuidados, pois uma pessoa tentou subir no telhado, sofreu uma queda e foi hospitalizada”, alerta.
Biegelmeier reforça que a Administração Municipal está colocando toda a sua estrutura nessas comunidades atingidas pelo temporal. “Tínhamos uma programação anunciada nas comunidades, para os próximos dias, mas isso ficará suspenso, pois vamos priorizar o atendimento nas localidades mais atingidas. Quem precisar auxílio pode entrar em contato com a equipe da prefeitura ou com a Defesa Civil”, orienta.
AÇÃO SOLIDÁRIA
A Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) por meio do seu Núcleo de Bandeirante, está realizando uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar os atingidos pelo temporal. As doações podem ser feitas via PIX, através da chave: fundoemergencialacismo@gmail.com.
Deixe seu comentário