Curso de Odontologia da Unoesc recebe conceito máximo na avaliação do MEC |
Moção pede instalação de campus da UFFS na região
-
Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores -
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma moção de apelo solicitando a autoridades federais e estaduais que implantem um campus da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) no Extremo Oeste de Santa Catarina, preferencialmente em São Miguel do Oeste. A moção, proposta por Maria Tereza Capra (PT) e subscrita pelos demais vereadores presentes na sessão de quinta-feira, dia 14, foi aprovada por unanimidade.
A vereadora justifica o pedido citando o direito à educação e a necessidade de formação técnica e política da população. Capra lembra da criação do Movimento Pró-Universidade Federal, em 2005, que buscou trazer um campus de ensino superior público para São Miguel do Oeste, destaca que a mobilização envolveu lideranças políticas, estudantis e comunitárias, citando audiências públicas e reuniões realizadas, especialmente a partir de 2013, e cita a audiência pública realizada em 27 de junho de 2022, na Câmara, que tratou sobre a expansão de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul para o município.
"Durante a audiência pública foi unânime a vontade e a necessidade da Universidade Federal em São Miguel do Oeste, uma vez que trará o acesso à educação superior para os jovens e todas as pessoas que queiram estudar em um local mais próximo de suas casas, garantindo que os jovens não precisem migrar para grandes centros para ter acesso à educação", afirma Maria Tereza.
"A instalação de um campus da UFFS contribuirá para o desenvolvimento da região em todas as perspectivas, com mais oportunidade de trabalho, permanência dos jovens na região, ampliação da qualificação das pessoas, desenvolvimento econômico-social-ambiental e a disponibilização de suporte científico e tecnológico com dinamização da região. Estamos certos de que uma Universidade com as características da UFFS promove e eleva a região, oportuniza a ampliação do repertório e das oportunidades culturais, as quais a população da região tem direito, pode e almeja ter acesso. Também possibilita o fortalecimento da educação básica, já que oportuniza a formação inicial e continuada de professores em todas as áreas, com cursos superiores de boa qualidade e de forma pública e gratuita", complementa a vereadora.
A moção é destinada ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro da Educação Victor Godoy Veiga, ao deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; ao deputado federal Pedro Uczai, presidente da Comissão de Legislação Participativa; ao deputado federal Kim Kataguiri, presidente da Comissão de Educação; ao deputado Moacir Sopelsa, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; e à deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc.
Câmara de Vereadores
Deixe seu comentário