Santé é destaque no Prêmio Catarinense da Excelência com sete unidades premiadas |
A última etapa do Projeto Jornada Empreendedora Juvenil, de São Miguel do Oeste, foi realizada na quinta-feira, dia 20, no Centro Cultural da Unoesc. O projeto, que nasceu do empenho das instituições Unoesc, prefeitura, Citeosc (Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina), e Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), foi executado ao longo do ano, com recurso da Fapesc e com apoio de empresários e entidades locais. A jornada foi uma imersão em metodologias ágeis, para geração de ideias de negócios, a partir de problemas locais. Nessa etapa de execução, 80 alunos da rede municipal e estadual se inscreveram para participar e foram recepcionados por mais de 15 profissionais (professores, empresários e mentores) e conduzidos à formação de equipes.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Elis Regina Mulinari Zanin, durante a manhã os alunos puderam acompanhar as palestras sobre “Como identificar Problemas” e “Como validar problemas”. Já no período da tarde, as equipes desenvolveram a solução para o problema, identificado com acompanhamento de mais de 10 mentores. Após foi realizado um treinamento sobre “Ideação e Apresentação da ideia em Pitch”. Ao final da tarde, cada equipe defendeu sua ideia em banca, e as melhores foram premiadas. A banca avaliadora contou com a presença de três empresários locais, e os vencedores ganharam mentorias para ampliarem seus conhecimentos.
“O projeto, que nasceu do entusiasmo de um grupo de pessoas que acreditam no potencial da nossa região, agora tomou forma. Foram mais de 3.000 alunos impactados com as oficinas e palestras da Jornada Empreendedora. O dia 20 de outubro é um misto de satisfação por fazer parte e um sentimento de dever cumprido. Agradeço a equipe do projeto que não mediu esforços para fazer acontecer e para garantir que o planejamento fosse executado com maestria. Agradeço aos profissionais que executaram as etapas de sensibilização e capacitação dos jovens, bem como, os profissionais que conduziram a etapa final. Nosso desejo é que esse seja apenas um embrião e que, a partir dele, tenhamos jovens determinados a melhorar a realidade”, celebra Elis.
O parceiro do evento, Luis Alberto Schoengele, salienta que a Jornada incentivou os jovens na busca de conhecimento. “O Projeto vem ao encontro das necessidades empreendedoras da nossa região, ações desse cunho contribuem para uma melhora na qualidade de vida dos jovens”, enfatiza Schoengele.
Alexandre Cabral, oficial Gestor Escolar da Escola Cívico-Militar Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, destacou que o trabalho realizado pela Unoesc faz com que o jovem aluno, futuro empreendedor, fortaleça seus conhecimentos. “Desta forma pode desenvolver ideias e projetos que têm aplicabilidades reais de serem implementadas nos mais diversos setores da sociedade com o escopo de melhorar o ambiente em que vive em prol das pessoas e sustentabilidade ambiental. Atividades como essas produzem o conhecimento e o crescimento de uma região”, reforça Cabral.
A equipe vencedora da Jornada apresentou a proposta para criação de um aplicativo de moda. A aluna do Colégio JMJ, Leticia Bitencorte, foi quem apresentou o Pitch da equipe para o público. Sem esconder a emoção da conquista, ela reforçou a importância da participação. “Saio da Jornada muito feliz. O evento nos auxiliou a ver os problemas de forma prática e fácil. Apresentamos a ideia do aplicativo para solucionar o dia a dia das pessoas. Eu gosto muito de moda então seria um aplicativo viável de ser implantado”, comemora Leticia.
Ascom
Deixe seu comentário