ORIENTAÇÃO

Imigrantes devem efetuar cadastro na cidade

  • Folha do Oeste -

No último fim de semana, os imigrantes que deixaram seus países de origem para residir em São Miguel do Oeste, tiveram uma oportunidade para se cadastrar no sistema do Setor de Cidadania do município, e garantir acesso às políticas públicas locais. O mutirão de cadastramento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social durante todo o dia de sábado, dia 30, na Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. A equipe aproveitou a realização do Feirão de Empregos, que também aconteceu na Área Coberta, para fazer o Mutirão de Cadastramento.

Na avaliação da diretora do Setor de Cidadania de São Miguel do Oeste, Loreni Comel, a ação foi muito positiva. Durante a programação, foram atendidas 91 famílias e realizados 275 cadastramentos. Compareceram no mutirão de sábado principalmente os venezuelanos e haitianos, e alguns colombianos e argentinos. "Nos surpreendemos com o número de imigrantes que participaram da ação", destaca. Frente a grande procura, Loreni acrescenta que um novo mutirão deve ser realizado, em data ainda a ser definida, para oportunizar atendimento em um horário diferenciado e com isso facilitar o processo de cadastramento das pessoas que trabalham durante todo o dia.

A diretora destaca que o Setor de Cidadania foi criado em janeiro de 2022 em São Miguel do Oeste. Antes disso, já era realizada a documentação para os imigrantes, mas como aumentou a demanda, se optou por criar um setor específico. Com isso, o imigrante que chega no município deve ir até a Secretaria Municipal de Assistência Social, fazer o cadastro no Setor de Cidadania, como imigrante, e a partir daí a equipe faz toda a parte de documentação que é necessária para essas pessoas. Loreni sinaliza ainda que os profissionais do setor auxiliam também com a elaboração de currículo, vagas de trabalho, triagem, faz em o encaminhamento caso a família precise de eventuais benefícios, e repassam orientações necessárias.

Para efetuar este cadastro, é necessário apresentar os documentos pessoais, é preciso também ter junto o CPF (Cadastro de Pessoa Física). Loreni destaca que o imigrante deve fazer o CPF logo que chega ao Brasil. Segundo ela, este documento pode ser feito na Agência dos Correios ou na Caixa Econômica Federal. "Todo imigrante que chega no município precisa fazer o cadastro, é um processo fundamental. Para ter acesso aos serviços, é importante que estejam cadastrados", cita. A diretora explica ainda que durante o cadastramento a equipe também orienta as famílias sobre o atendimento no setor de Educação e Saúde.

No município, está sendo feito um levantamento sobre o número de imigrantes, e a previsão é da chegada de mais imigrantes em busca de trabalho.


SAIBA MAIS

Em São Miguel do Oeste, o Setor de Cidadania está localizado junto ao prédio da Secretaria de Assistência Social (Caic). O horário de atendimento é das 7h45 às 11h45, e das 13h15 às 17h15. Para mais informações, a comunidade também pode entrar em contato por meio dos seguintes telefones: (49) 991600815 - WhatsApp, ou 3631 2016 - Ramal 2416 ou 2411.

 

Assistência desenvolve ações no Maio Laranja Anterior

Assistência desenvolve ações no Maio Laranja

Feirão de Empregos resulta em novas contratações Próximo

Feirão de Empregos resulta em novas contratações

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso