ALERTA

Guaraciaba já registra epidemia de dengue

  • Folha do Oeste -

O aumento alarmante no número de casos de dengue tem deixado diversos municípios em alerta. Em Guaraciaba, já foram confirmados 84 casos da doença, outras 126 pessoas aguardavam resultado dos exames, até sexta-feira, dia 18. O cenário é preocupante e já é considerado de epidemia no município. A informação é da secretária de Saúde, Daiane Dorigon. De acordo com ela, esta é uma situação que preocupa bastante porque está em uma constante evolução de casos diários, com uma média de 15 pacientes positivados por dia.

Daiane reforça o apelo a população para que ajude no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, para que vistoriem seus terrenos, imóveis, e eliminem qualquer objeto que possa acumular água e possíveis criadouros das larvas do mosquito. "Precisamos do apoio da população. O combate à dengue é um trabalho conjunto, da administração pública e da coletividade", destaca.

Sobre o atendimento dos pacientes, a orientação é para que a população procure o seu ESF (Estratégia Saúde da Família). O atendimento segue normal e cada morador deve procurar a sua equipe. É importante que os pacientes fiquem atentos aos sintomas de febre, dores nas articulações, dores musculares, e dores nos olhos. Se observar esses sintomas deve procurar atendimento médico.

Com relação as ações de combate ao Aedes Aegypti, Daiane acrescenta que está sendo realizado um forte trabalho com os agentes de endemias, nas vistorias dos imóveis. Além disso, a partir da próxima semana, serão iniciadas aplicações frequentes de fumacês, por esta razão, o pedido é de atenção redobrada dos moradores. Materiais informativos também serão encaminhados para as entidades, equipes que atuam na construção civil, assistência social, entre outros. "Precisamos a ajuda de todos nesta mobilização de enfrentamento da dengue", reforça.


DESCANSO

No município de Descanso, até sexta-feira, dia 18, já haviam sido confirmados cinco casos de dengue. O secretário Cleber Rech, também reforça a necessidade de colaboração de todos os moradores no combate ao mosquito.

Secretaria lança campanha de conscientização Anterior

Secretaria lança campanha de conscientização

Lançado o Conecta Agro SC para levar internet ao campo Próximo

Lançado o Conecta Agro SC para levar internet ao campo

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso