SÃO MIGUEL DO OESTE

Governador conhece projeto de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso

  • Roberto Zacarias/Secom -

O governador Jorginho Mello visitou nesta quinta-feira, dia 7, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Na oportunidade, a direção da unidade apresentou ao chefe do Executivo estadual um projeto de ampliação física e de atendimento da unidade de saúde do Extremo Oeste. Por determinação do governador, quando o projeto estiver pronto para sair do papel, a demanda será discutida, em Florianópolis, com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para saber de que forma o governo vai ajudar. A previsão de custo da ampliação é de R$ 60 milhões.

“Eu tenho certeza absoluta que depois de aprovado por todos os meios, nós vamos dar uma atenção especial a este pedido. Muita coisa nós vamos fazer pela saúde da região”, disse Jorginho Mello.

O projeto de ampliação do Hospital está em elaboração para aprovação na Vigilância Sanitária e contempla 1.535,59 m² de reforma (adequações) e 6.305,53 m² de ampliação, totalizando uma área de intervenção de 7.841,22 m². O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, do Extremo Oeste de Santa Catarina, passará a ter área total de 16.581,23 m² e ampliará a oferta de 92 leitos para 158 leitos, sete salas de cirurgia, duas salas de parto cirúrgico, seis quartos PPP e 30 poltronas para quimioterapia.

Com a Oncologia habilitada pelo Ministério da Saúde, por meio publicação nº 1084, de 11 de agosto de 2023, foi alocado para Santa Catariana um incremento de Teto Financeiro no valor de R$ 5.192.863,00 anual. Em relação ao atendimento oncológico, foi realizada a habilitação em oncologia e implementadas as cirurgias oncológicas que desde janeiro deste ano eram financiadas pelo Fundo Estadual de Saúde. Em 2023 foram realizadas 10.094 consultas, 4.527 quimioterapias e 1.055 cirurgias com recursos estaduais.

A Secretaria de Estado de Saúde está financiando integralmente estas ações de reformas e ampliações e também trabalhando intensamente para a instalação de Radioterapia no referido hospital para atender toda a região e assim melhorar e qualificar ainda mais os serviços de saúde ao cidadão.


Importância regional

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso é um hospital próprio do Estado, 100% SUS, administrado por uma Organização Social. A unidade conta hoje com 10.275,60m² de área construída, possui 92 leitos, sendo estes: 10 leitos internação pediátrica, cinco leitos internação obstétrica, 67 leitos internação clínica/cirúrgica, 10 leitos UTI adulto, três salas de centro cirúrgico, sete leitos de recuperação pós anestésica, três salas de cirurgia ambulatorial, incluindo Unidade de Terapia Intensiva, um amplo Centro Cirúrgico e atendimento de Urgência e Emergência.

Atende pessoas de pelo menos 30 municípios da Região do Extremo Oeste Catarinense, oferecendo diversas especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, gastroenterologia, urologia, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, radiologia, bucomaxilofacial, infectologia, oftalmologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, clínica médica geral, ginecologia/obstetrícia, dermatologia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia, radiologia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e alta complexidade em oncologia.



Secom

Projeto dá nome de Lions Clube São Miguel do Oeste para praça no Bairro Sagrado Coração Anterior

Projeto dá nome de Lions Clube São Miguel do Oeste para praça no Bairro Sagrado Coração

Avança PL sobre faixa exclusiva em rodovias para veículos de duas rodas Próximo

Avança PL sobre faixa exclusiva em rodovias para veículos de duas rodas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso