Governador chega hoje a região

Visitando os lugares atingidos na manhã de ontem, o secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste

Visitando os lugares atingidos na manhã de ontem, o secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, João Grando, informou que já havia conversado com o governador Luiz Henrique da Silveira, que estava em Brasília e que deve chegar à região ainda hoje.

Conforme Grando, essa é uma situação de emergência, e a Defesa Civil Estadual, junto com todas as equipes de saúde e ambulâncias, já se deslocou para Guaraciaba. O Governo do Estado também já está liberando a compra de lonas para atender as famílias do município. "Depois de um levantamento mais preciso, também vamos autorizar a compra de telhas. Iremos auxiliar em tudo que for preciso, porque também temos a situação das escolas, que foram fortemente atingidas" ressaltou.

Segundo o secretário, provisoriamente está sendo vista a possibilidade de abrigar essas famílias no ginásio municipal. "É uma situação muito difícil. Agora é preciso tomar providências para essas pessoas que perderam tudo. É dramático e eu chorei com essas pessoas no hospital. É difícil saber por onde recomeçar", enfatizou.

Já na tarde de ontem, o prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmermmann, reuniu todos os envolvidos no apoio às vítimas para definir prioridades nesse atendimento. Na reunião ficou definido que todos os donativos devem ser entregues no Centro de Convivência de Idosos. Já os desabrigados estão sendo encaminhados para um abrigo organizado no ginásio de linha Caravaggio, onde o Governo do Estado está disponibilizando água, alimentos, cobertores e colchões para as famílias. No local, também haverá vigia da Polícia Militar, assim como nas propriedades dos desabrigados. Para o secretário Grando, a prioridade agora é o atendimento das famílias, dando abrigo a todos eles. Depois será preciso pensar na reconstrução das casas. Para os que perderam tudo, o governador já conversou com o Governo federal para buscar auxílio para reconstrução das propriedades.

O município de SMOeste é um do que está colaborando com Guaraciaba, onde já foram doados 65 colchões que foram levados para o abrigo. Além de São Miguel, outras prefeituras já prestaram ajuda com fornecimento de máquinas e de pessoal. Ainda esta semana, o presidente da Ameosc, Nelson Foss da Silva, deve marcar uma reunião com os prefeitos da associação.

Na área de Saúde todos foram atendidos, porém o Governo do Estado está encaminhando uma nova remessa de medicamentos. Em Itapiranga também já foi organizado um ponto de coleta de donativos e a expectativa é de que mais municípios da região possam colaborar. A Unoesc, por meio do DCE, também disponibilizou uma equipe de psicólogos para atender as vítimas da tempestade.

Conforme o prefeito, por enquanto é difícil precisar o número exato de atingidos pelo temporal, mas, para ele, trata-se definitivamente de um tornado que atingiu o município. "Esse é o pior momento do município de Guaraciaba, através de depoimentos de pessoas da terceira idade e que viveram por muito tempo, nunca houve nada parecido. Pelas informações que temos, isso foi realmente um tornado, principalmente porque em alguns lugares arrasou tudo e em outros passou praticamente em branco. Onde ele pegou foi destruidor mesmo, e pelas informações que nós obtivemos é de fato um tornado", garante.

De acordo com o prefeito, todo o município foi atingido pelo tornado, porém o pior foi registrado nas localidades de Traíra, Barra do Guaraciaba, Daltro Filho, Guataparema, Guatapará Baixo, Ferreira, Sede Flores, Indiozinho, Índio, Sanga Bonita, Welter, 24 e parte de Ouro Verde. "Outros locais também foram atingidos, com alguns destelhamentos, mas não foi tão complicado. Graças a Deus o povo de Guaraciaba é muito solidário e todos estão se ajudando, mas para quem não tem para onde ir, agora temos o abrigo", ressalta.

Anterior

Motorista bêbado que provocou a morte de duas pessoas vai à júri

Cidadania e amor à pátria nas ruas no dia 7 de setembro Próximo

Cidadania e amor à pátria nas ruas no dia 7 de setembro

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso