UNOESC

Gincana premia escola com produtos apreendidos pela Receita Federal

  • Divulgação Unoesc -

Cerca de 80 alunos do 9º ano das escolas municipais Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Bairro Estrela, e Marechal Artur da Costa e Silva, do Bairro Salete, de São Miguel do Oeste, participaram na manhã desta segunda-feira, dia 17, da gincana de Educação Fiscal, que faz parte do Projeto de  Educação Fiscal e Cidadania, realizado pela Unoesc, Cursos de Ciências Contábeis e Educação Física, NAF (Núcleo Fiscal e Contábil), em parceria com a  Receita Federal e Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Valmir Roque Sott, diversas atividades foram realizadas nas escolas, nas últimas semanas, como: a apresentação da equipe e mascote; pesquisa da carga tributária na cesta básica; doações; elaboração de uma paródia sobre a importância dos tributos; recolhimento de lacres de latinhas e notas fiscais. "Os alunos aprenderam sobre tributos e a importância da emissão das notas fiscais e a correta aplicação dos recursos oriundos da tributação, além de trabalharem o sentimento de cooperação, já que todas as atividades extraclasses envolveram os estudantes e seus familiares", salienta Sott.

As atividades dessa última etapa da gincana foram elaboradas pela professora do curso de Educação Física, mestre Luciara Severo, que teve como objetivo estimular as habilidades físicas e cognitivas dos estudantes,  com atividades que exigissem interação, raciocínio lógico, atenção e criatividade. "Foi uma manhã divertida e com muito conhecimento também para os acadêmicos do curso de Educação Física, que conseguiram vivenciar o planejamento, organização e condução do evento, servindo de base de conhecimento para o futuro mercado de trabalho dos acadêmicos", comenta Luciara.

A escola vencedora foi a Juscelino Kubitschek de Oliveira, do Bairro Estrela, que receberá um lote de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, no valor de R$ 30 mil a R$ 50 mil, para a realização de um bazar. A disputa foi muito acirrada, sendo 1.633 pontos contra 1.618 da escola Marechal.

Ao final da gincana, foram arrecadados 364.540 notas e cupons fiscais, que serão doados à Acomar (Associação dos Coletores de Material Reciclávei) e 121,5 litros pet com lacres de latinhas, que serão doados à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entidades de São Miguel do Oeste.

A secretária de Educação, Sisse Velozo, explica que a rede municipal de ensino tem avançado muito no incentivo à formação integral dos alunos. Entre as iniciativas mais recentes estão à inclusão na grade curricular da disciplina de Educação Financeira e Empreendedorismo, a adesão aos programas “Cooperativas Escolares” e “Aprender Valor”, e a participação, junto com a Unoesc e Fapesc, na “Jornada Empreendedora Juvenil”. "O Projeto de Educação Fiscal e Cidadania é mais uma forte ação que desenvolvemos em parceria com entidades e instituições sérias e consolidadas, e que proporciona um aprendizado de qualidade aos nossos alunos, para que sejam cidadãos conscientes e participativos na sociedade", afirmou a secretária.

A professora da escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, Maraisa Miotto, destacou a dedicação dos alunos para o cumprimento das tarefas propostas pela gincana e o aprendizado que o projeto proporcionou. "Muitos alunos não tinham ideia de como os tributos eram calculados, e com este contato maior com as notas fiscais e todo o ensinamento da gincana foi possível trabalhar este assunto em sala de aula", ressalta Maraisa.

A professora da escola Marechal Artur da Costa e Silva, Katyana Tanara Von Dentz, reforça que a ação foi desenvolvida com alunos do 9º ano, mas que toda a escola esteve envolvida na gincana. "Todos os alunos abraçaram a ideia e foram na comunidade buscar lacres e notas fiscais para cumprir as provas. Desde a pré-escola até o 9ª ano, todos se uniram, pois o prêmio trará benefícios a toda a escola", finaliza Katyana.



Ascom

Projeto prepara jovens para o mercado de trabalho Anterior

Projeto prepara jovens para o mercado de trabalho

Inicia a segunda edição do Treinamento de Operações de Fronteira Próximo

Inicia a segunda edição do Treinamento de Operações de Fronteira

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso