ATENÇÃO

Fique atento aos sintomas suspeitos da dengue

  • Folha do Oeste -

Com o aumento diário no número de casos de dengue em toda a região, aumenta também a preocupação com este cenário. Como os municípios estão infestados com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, e já existem casos confirmados da doença em quase toda a região, aumentam as chances de novos diagnósticos de dengue.

Na tentativa de evitar novas confirmações da doença e um agravamento da situação, a orientação das equipes do setor da saúde é para que a população redobre os cuidados preventivos. De acordo com o enfermeiro Marcos Bortolanza, da Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, além de todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, eliminando todo recipiente com água parada, uma das principais orientações é usar repelente, e procurar atendimento médico ao observar sintomas suspeitos.

Bortolanza alerta que a população deve ficar atenta aos seguintes sintomas: febre de início súbito, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações, além de alterações na pele, como manchas e coceira. Além disso, orienta-se para que as pessoas evitem qualquer medicamento antes de procurar atendimento médico, para que a situação não se agrave. Em SMOeste, já há registros de internações hospitalares por dengue neste ano.

O enfermeiro ressalta ainda para que durante o dia as pessoas priorizem o atendimento na sua unidade de saúde, até para evitar uma sobrecarga no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas. Em horário que não há atendimento nas unidades, a orientação é para que se procure assistência na UPA.

Um dia antes de manifestar os sintomas e até seis dias após o início dos sintomas, caso ela seja picada pelo mosquito, ele vai estar transmitindo a doença para outras pessoas. Como SMOeste é um município maior e recebe pessoas de outros municípios, a preocupação neste sentido é ainda maior. Há um risco alto para o desenvolvimento de uma epidemia de dengue. "Precisamos que as pessoas levem a sério esta situação, pois é grave", alerta.

Até sexta-feira, dia 18, SMOeste registrava 27 casos de dengue, e 97 pessoas aguardavam resultados dos exames. Mais uma vez, a equipe reforça o pedido de colaboração por parte da população, para que adote cuidados diários em suas residências, com vistoria frequentes, e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, limpeza diária dos recipientes com água para os animais, descarte correto do lixo, limpeza das calhas, entre outros cuidados simples e necessários neste combate ao mosquito.

"O crescimento está exponencial e a tendência para os próximos dias é que o número de confirmações aumente ainda mais", alerta Bortolanza. Segundo ele, os casos estão sendo identificados em pacientes que residem em diferentes locais da cidade.


Inicia a venda de estandes para a Faismo 2022 Anterior

Inicia a venda de estandes para a Faismo 2022

Secretaria lança campanha de conscientização Próximo

Secretaria lança campanha de conscientização

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso