SEGUNDO TURNO

Eleições 2022: o poder da escolha está em suas mãos

  • Folha do Oeste -

Neste domingo, dia 30 de outubro, mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar retornam às urnas para
decidir as Eleições 2022, pelo segundo turno. É hora de escolher quem será o presidente da República pelos próximos quatro anos. Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguem na disputa do cargo. Segundo os dados de apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no primeiro turno, Bolsonaro - atual presidente, obteve 51.072.345 (43,20%) dos votos, e o ex-presidente Lula somou 57.259.504 votos (48,43%). Os dois foram os mais votados entre os 11 candidatos à Presidência da República.
Em alguns estados também terá segundo turno para governador, como é o caso de Santa Catarina. A disputa no Estado é entre os candidatos Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT). No primeiro turno, eles foram os mais votados. Jorginho Mello e a vice Delegada Marilisa conquistaram 38,61% do eleitorado, totalizando 1.575.912 votos. Já o candidato Décio Lima, do PT, junto com a vice Bia Vargas alcançou 17,42% da preferência, somando 710.859 votos.
Além de Santa Catarina, haverá segundo turno para a escolha de governantes nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, e São Paulo.
A votação acontecerá das 8h às 17h, de forma unificada em todo o país, obedecendo o horário de Brasília. Quem não votou no primeiro turno poderá comparecer às urnas no segundo turno normalmente. Quem estiver com o documento cancelado ou suspenso somente poderá regularizar a situação a partir do dia 8 de novembro.
O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais. Nos cinco municípios de abrangência da 45ª Zona Eleitoral, em torno de 46 mil eleitores podem participar deste processo democrático.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VOTAR


O documento obrigatório para o eleitor votar é um documento oficial de identificação com fotografia, como a Carteira de Identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele também deve levar o Título de Eleitor, até mesmo para saber em qual seção eleitoral que ele vota.
Quem fez o cadastramento biométrico, e tem a fotografia, pode baixar o aplicativo e-Título. Se no aplicativo constar a fotografia, o eleitor pode levar o celular, abrir o aplicativo, e mostrar para os mesários para eles identificarem o eleitor.
Os eleitores que não lembram a seção eleitoral ou não lembram qual o local de votação, podem consultar no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), antes de se deslocarem aos locais de votação. Pelo site do Tribunal, é possível descobrir o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.

Para pesquisar o local, basta preencher algumas informações: o nome, número do título de eleitor ou CPF; Data de nascimento; e nome da mãe. Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Na 45ª Zona Eleitoral, em São Miguel do Oeste, os locais de votação seguem os mesmos do primeiro turno.


ORDEM DE VOTAÇÃO
Leve um lembrete para votar, contendo a ordem e o número dos seus candidatos. Isso diminui eventuais confusões e, por consequência, o tempo de votação e a formação de longas
filas. 
No segundo turno, a votação obedece a seguinte sequência: governador (dois dígitos) e presidente da República (dois
dígitos). Após digitar o número e conferir o nome e a foto na
urna, é preciso aguardar um segundo para confirmar o voto.


ORIENTAÇÃO
Na cabine de votação, não é autorizado o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. É preciso deixar o equipamento em local indicado pelos mesários antes de votar.



Fonte TSE/TRE-SC/Folha do Oeste  



Município reativa Sala de Situação para enfrentamento da dengue Anterior

Município reativa Sala de Situação para enfrentamento da dengue

Bolsonaro e Jorginho Mello permanecem na dianteira neste segundo turno Próximo

Bolsonaro e Jorginho Mello permanecem na dianteira neste segundo turno

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso