Aprovado projeto que altera trecho de lei sobre isenções de IPTU |
Educação implementa projeto de alfabetização para imigrantes

Está sendo implementado na Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Oeste um projeto de alfabetização de haitianos e venezuelanos. A informação é da secretária Sisse Velozo, que afirma que a ideia partiu de uma sugestão da Pastoral do Imigrante, para a Educação e Assistência Social do município. Sisse cita que a partir de reuniões entre as entidades, resolveu-se implementar este projeto de alfabetização de adultos que não saibam ler e escrever em português, ou que queiram melhorar suas habilidades na língua. O nome do projeto é "Inclusão Social dos imigrantes Haitianos e Venezuelanos através da Língua Portuguesa".
Inicialmente será uma turma de 30 haitianos e 30 venezuelanos. As aulas iniciam no dia 9 de agosto, com 16 horas mensais, presenciais e remotas, nos espaços de escolas municipais que já estão equipadas. As inscrições serão realizadas no dia 19 de julho, das 18h às 20h, e no dia 24 de julho, das 8h às 11h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
A secretária também explica que esta é uma forma de acolhe-los, de mostrar a cultura local, e procurar entender a cultura deles, para que haja uma interação melhor, para facilitar sua comunicação e o acesso aos direitos civis básicos. "A gente viu que era necessário ajudar as culturas de imigrantes que estão aqui, sabemos da Operação Acolhida, e do apoio humanitário ao Haiti que é feito. Desde 2018 estes imigrantes estão chegando, inclusive no Extremo Oeste. Vamos nos preparar para acolher estes imigrantes, é muito pouco ainda, mas já é um começo", diz.
Mais sobre:
Deixe seu comentário