SMOESTE

Educação implementa projeto de alfabetização para imigrantes

Educação implementa projeto de alfabetização para imigrantes
Folha do Oeste

Está sendo implementado na Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Oeste um projeto de alfabetização de haitianos e venezuelanos. A informação é da secretária Sisse Velozo, que afirma que a ideia partiu de uma sugestão da Pastoral do Imigrante, para a Educação e Assistência Social do município. Sisse cita que a partir de reuniões entre as entidades, resolveu-se implementar este projeto de alfabetização de adultos que não saibam ler e escrever em português, ou que queiram melhorar suas habilidades na língua. O nome do projeto é "Inclusão Social dos imigrantes Haitianos e Venezuelanos através da Língua Portuguesa".

Inicialmente será uma turma de 30 haitianos e 30 venezuelanos. As aulas iniciam no dia 9 de agosto, com 16 horas mensais, presenciais e remotas, nos espaços de escolas municipais que já estão equipadas. As inscrições serão realizadas no dia 19 de julho, das 18h às 20h, e no dia 24 de julho, das 8h às 11h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. 

A secretária também explica que esta é uma forma de acolhe-los, de mostrar a cultura local, e procurar entender a cultura deles, para que haja uma interação melhor, para facilitar sua comunicação e o acesso aos direitos civis básicos. "A gente viu que era necessário ajudar as culturas de imigrantes que estão aqui, sabemos da Operação Acolhida, e do apoio humanitário ao Haiti que é feito. Desde 2018 estes imigrantes estão chegando, inclusive no Extremo Oeste. Vamos nos preparar para acolher estes imigrantes, é muito pouco ainda, mas já é um começo", diz.

Dez casos são registrados hoje em Descanso Anterior

Dez casos são registrados hoje em Descanso

SMOeste antecipa aplicação de segundas doses Próximo

SMOeste antecipa aplicação de segundas doses

Deixe seu comentário