UNOESC

Diplomados inauguram protótipo de coletor de óleo

  • Divulgação Unoesc -

Os diplomados do curso de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste, Fabrício Schauble, Marcos Silva e Henrique Shwengber, inauguraram o protótipo de um coletor de óleo. Ele está instalado no Supermercado Marcon em São Miguel do Oeste.

 Fabrício afirma que o coletor é fácil de ser usado e tem o objetivo de facilitar a destinação do óleo de cozinha. "O processo inicia ainda na residência, quando a pessoa coloca o óleo usado em uma garrafa pet e, posteriormente, leva ao supermercado. O usuário coloca a garrafa e aperta o botão 'iniciar pesagem'. Logo depois, sai um comprovante com o crédito para ser gasto em compras no mercado", detalha Fabrício.

 O protótipo será testado por cerca de seis meses. Durante esse período, serão avaliadas melhorias, a sua viabilidade e procurados novos parceiros. O objetivo é implantar um coletor em cada município da região Extremo Oeste catarinense, totalizando 19 municípios.

 Fabrício explica como surgiu a ideia. "Fiz o meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre a viabilidade de implantar uma empresa de reciclagem de óleo e de gordura vegetal e animal usados. Após colocar em prática o TCC, observei a necessidade de disponibilizar uma alternativa à população para destinar esse tipo de resíduo. A ideia foi sendo aprimorada com a ajuda de professores da Unoesc e outros parceiros e foi impulsionada com a participação no Innova Startup Extreme São Miguel do Oeste", conta o administrador.

Para o diplomado do curso de Administração, Henrique Shwengber, poder participar, diretamente, desse projeto é motivo de orgulho. "Sabemos dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, além da importância de oferecer para a comunidade e para as gerações mais jovens, soluções que facilitam esse cuidado. Esse é um dos principais alicerces da Metall 1", ressalta o diplomado.

Segundo a professora do curso de Administração, que foi uma das orientadoras do projeto, Elis Regina Mulinari Zanin, uma das preocupações do curso é formar o administrador como um profissional analítico na aplicação de processos, sistemas, métodos e resultados organizacionais, com planejamento e aplicação nas demandas sociais, na diversidade e na sustentabilidade das organizações. "Nesse sentido, nossos diplomados desenvolvem competências para observar as demandas sociais e, a partir delas, desenvolvem soluções que se transformam em negócios", avalia a professora.

 Elis acrescenta que o papel dos professores é facilitar o acesso ao conhecimento, orientar quanto às técnicas e métodos adequados, bem como articular para que sejam realizadas parcerias. "Mesmo depois de formados, nossos diplomados podem contar com o curso de Administração para continuar desenvolvendo seus negócios", finaliza a professora.




Ascom

Eleições: Reta final para a escolha de candidatos Anterior

Eleições: Reta final para a escolha de candidatos

Jaksom Castelli assume vaga na Alesc por 60 dias Próximo

Jaksom Castelli assume vaga na Alesc por 60 dias

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso