Assinadas e entregues ordens ser serviço para novas obras em São Miguel do Oeste |
Na última semana, a equipe da Secretaria de Saúde de Barra Bonita confirmou que o município já registra uma epidemia de dengue. De acordo com a secretária Aurélia dos Santos, a cidade já contabiliza nove casos da doença, nove casos suspeitos e 30 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.
Na avaliação da secretária, o cenário é preocupante. Por esta razão, no município já foi criada a Sala de Situação, com a participação de representantes de órgãos, entidades, e administração. O grupo se reuniu nesta semana, para avaliar e definir ações de combate à dengue. A equipe revela a preocupação pelo alto índice de casos se comparado ao número de habitantes.
Aurélia destaca que a primeira ação será realizada na próxima semana. Um mutirão acontecerá principalmente no perímetro urbano. Nesta ação, as equipes visitarão as residências, orientando a comunidade, vistoriando espaços e recolhendo materiais que podem servir de criadouros do mosquito. Conforme a secretária, a orientação e recolha de materiais acontecerá no mesmo tempo, para evitar a ocorrência de novos focos do mosquito, e novos casos de dengue. Neste mutirão, a equipe também deve fazer a vistoria de espaços de difícil acesso, como calhas.
A secretária reforça que a população precisa adotar mais cuidados, vistoriar frequentemente a casa e o terreno, verificando e eliminando qualquer recipiente com água parada. Conforme ela, neste mutirão toda a comunidade será novamente orientada, e se os cuidados não forem adotados por parte dos moradores, novas medidas serão tomadas pela secretaria. A orientação é para que a população aproveite o fim de semana para fazer a limpeza, e o descarte correto de materiais. A secretária enfatiza que é preciso verificar se não tem pneu acumulando água, fazer a limpeza dos recipientes de água dos animais, entre vários outros cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
"Pedimos que a população se conscientize, e colabore no combate à dengue. E quem observar sintomas suspeitos, deve procurar atendimento médico na unidade de Saúde", reforça.
SAIBA MAIS
A população deve ficar atenta aos seguintes sintomas: febre de início súbito, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações, além de alterações na pele, como manchas e coceira. Além disso, orienta-se para que as pessoas evitem qualquer medicamento antes de procurar atendimento médico, para que a situação não se agrave. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Deixe seu comentário