SAÚDE

Confirmada epidemia de dengue em Barra Bonita

  • Folha do Oeste Arquivo -

Na última semana, a equipe da Secretaria de Saúde de Barra Bonita confirmou que o município já registra uma epidemia de dengue. De acordo com a secretária Aurélia dos Santos, a cidade já contabiliza nove casos da doença, nove casos suspeitos e 30 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.

Na avaliação da secretária, o cenário é preocupante. Por esta razão, no município já foi criada a Sala de Situação, com a participação de representantes de órgãos, entidades, e administração. O grupo se reuniu nesta semana, para avaliar e definir ações de combate à dengue. A equipe revela a preocupação pelo alto índice de casos se comparado ao número de habitantes.

Aurélia destaca que a primeira ação será realizada na próxima semana. Um mutirão acontecerá principalmente no perímetro urbano. Nesta ação, as equipes visitarão as residências, orientando a comunidade, vistoriando espaços e recolhendo materiais que podem servir de criadouros do mosquito. Conforme a secretária, a orientação e recolha de materiais acontecerá no mesmo tempo, para evitar a ocorrência de novos focos do mosquito, e novos casos de dengue. Neste mutirão, a equipe também deve fazer a vistoria de espaços de difícil acesso, como calhas.

A secretária reforça que a população precisa adotar mais cuidados, vistoriar frequentemente a casa e o terreno, verificando e eliminando qualquer recipiente com água parada. Conforme ela, neste mutirão toda a comunidade será novamente orientada, e se os cuidados não forem adotados por parte dos moradores, novas medidas serão tomadas pela secretaria. A orientação é para que a população aproveite o fim de semana para fazer a limpeza, e o descarte correto de materiais. A secretária enfatiza que é preciso verificar se não tem pneu acumulando água, fazer a limpeza dos recipientes de água dos animais, entre vários outros cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

 "Pedimos que a população se conscientize, e colabore no combate à dengue. E quem observar sintomas suspeitos, deve procurar atendimento médico na unidade de Saúde", reforça.


SAIBA MAIS

A população deve ficar atenta aos seguintes sintomas: febre de início súbito, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações, além de alterações na pele, como manchas e coceira. Além disso, orienta-se para que as pessoas evitem qualquer medicamento antes de procurar atendimento médico, para que a situação não se agrave. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas. 

Inscrições para Aulas de Música encerram hoje Anterior

Inscrições para Aulas de Música encerram hoje

Divulgado balanço Operação Tiradentes 2022 Próximo

Divulgado balanço Operação Tiradentes 2022

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso