Acismo participa de debate sobre o futuro empresarial na Semana Acadêmica do IFSC |
Com uma trajetória de mais de 20 anos no Sistema OAB, a advogada Cláudia Prudêncio tomou posse na presidência da Seccional Catarinense da Ordem, na sexta-feira, dia 18, para um mandato de três anos. Além dela, que foi empossada pelo presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, também tomaram posse as novas diretorias estaduais da OAB/SC, da Caasc (Caixa de Assistência dos Advogados) - presidida pelo advogado de Balneário Camboriú Juliano Mandelli - os conselheiros estaduais da Seccional e os 52 presidentes das subseções da OAB/SC no interior do estado.
"Amparada na eficiência e na inclusão, a OAB de Santa Catarina semeou o futuro e se fez presente no cotidiano da classe. Tenho a alegria de testemunhar a continuidade de um trabalho primoroso e a certeza de que hoje o primeiro catarinense a integrar a vice-presidência da OAB/SC tem a tranquilidade de passar o bastão para uma advogada firme no propósito de atender a nossa classe", declarou Simonetti.
Segunda mulher a presidir a Caasc em 74 anos, no período 2019-2021, e primeira a ser eleita presidente da OAB/SC em 89 anos da instituição, Cláudia agradeceu a Rafael Horn em seu discurso por ter apoiado sua trajetória e por ter "tirado do papel o discurso da inclusividade e ter posto em prática a tão sonhada paridade de gênero" no Sistema OAB.
A nova presidente também reverenciou as mulheres que marcaram a sua história pessoal e profissional, abrindo caminhos e construindo trajetórias de superação, como a de sua mãe, professora, e suas duas avós, que trabalhavam para sustentar a família na época em que isso era incomum para as mulheres.
Entre outras participações na OAB, Cláudia já foi conselheira estadual, coordenadora geral das Comissões de trabalho da Seccional, corregedora-geral do Tribunal de Ética e Disciplina, secretária-geral adjunta e presidente da Caasc. "Se eu pude chegar até aqui foi porque tivemos tantas outras mulheres que nos antecederam, que abriram os caminhos, como a doutora Solange Pirajá, a quem homenageio. Doutora Solange foi uma mulher à frente de seu tempo e o seu pioneirismo fez com que ela se tornasse a primeira mulher a presidir a Caasc, tornando-se, para mim, referência e inspiração", destacou.
Cláudia também recordou das ações empreendidas à frente da Caasc, que a tornaram referência nacional, e em especial na pandemia, quando foram instalados mais 32 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia em todas as regiões do Estado. Entre outras ações, em sua gestão frente a Caasc também foi concedido auxílio financeiro para os profissionais diante da crise econômica.
Para a condução da OAB/SC, destacou que a meta é de uma gestão ainda mais inclusiva, democrática, diversa, participativa e, principalmente, humanizada. "A OAB que temos hoje é resultado de trabalho voluntário e coletivo, necessário para construir uma sociedade democrática. Democracia exige determinação, paciência, sabedoria e, sobretudo, compromisso com a diversidade, com o outro, com o que pensa diferente. Todos têm o direito de serem ouvidos e respeitados. Só assim teremos uma advocacia cada dia mais fortalecida, independente e atuante", frisou.
A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e contou com a presença de dezenas de autoridades catarinenses e de vários estados. Estavam presentes ainda o governador Carlos Moisés, a vice-governadora Daniela Reinehr, entre outros.
Sobre a nova presidente da OAB Santa Catarina
Advogada formada pela Universidade Luterana do Brasil, Cláudia da Silva Prudêncio tem 45 anos, é especializada em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos. Na OAB/SC, já foi conselheira estadual, secretária-geral adjunta, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada, e integrante da Comissão Estadual de Direito Empresarial e da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/SC.
Foi também presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (2019/2021). É professora permanente da ESA (Escola Superior da Advocacia), professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, professora de pós-graduação na Fundação dos Administradores de Santa Catarina, sócia-fundadora do escritório Prudêncio, Bernardes e Maluf Advogados, de Florianópolis, e advogada militante nas áreas de Direito Societário, Contratos e Contencioso, Direito Consumerista, Imobiliário e Trabalhista.
Nova diretoria da OAB/SC (2022/2024):
- Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
- Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
- Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
- Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
- Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
- Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
- Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
- Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)
Nova diretoria da CAASC (2022/2024):
- Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
- Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
- Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
- Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
- Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)
Ascom
Deixe seu comentário