logo RCN
SÃO MIGUEL DO OESTE

Câmara Mirim realiza última sessão do ano e aprova projeto, indicações e moção

  • Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores -

Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste realizaram na quarta-feira, dia 29, a última sessão do ano de 2023. Na reunião, aprovaram um projeto de lei, além de indicações e uma moção sugerindo obras e serviços públicos. Leia mais sobre as matérias votadas no texto a seguir.

Projeto de Lei 1/2023: de autoria de Tainá Clara Soares Vargas, institui o dia 24 de setembro de cada ano como o Dia Municipal de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil. O projeto prevê que se a data coincidir com sábados, domingos ou feriados, o dia de mobilização será realizado no primeiro dia útil subsequente.

A iniciativa prevê que nesse dia as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social desenvolverão atividades voltadas ao tema dos direitos da criança e do adolescente e, em especial, ao combate à violência e à exploração sexual infanto-juvenil.

O texto ainda trata dos objetivos dessa mobilização, que ainda deverá ter ações como palestras, seminários e reuniões com os alunos de 6º a 9º ano de escolas públicas e particulares. Também prevê que o município contará com o apoio do Cras, Creas, Departamento de Saúde Básica e direção das unidades de ensino.

Indicação Legislativa 41/2023: Arthur Rubert de Ramos solicita à Administração Municipal que crie um parque infantil e academia ao ar livre no Bairro Andreatta, no terreno da Prefeitura localizado na esquina das ruas Mato Grosso e José Bonifácio. O vereador mirim justifica o pedido afirmando que a instalação da academia proporcionará à comunidade a oportunidade de se engajar em atividades físicas de forma acessível e gratuita. Já em relação ao parque infantil, afirma este ser fundamental para proporcionar um ambiente seguro e adequado para as crianças brincarem. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 46/2023: Pedro Henrique Binsfeld Pontes solicita à Administração Municipal que providencie a compra de veículos de transporte de pacientes ou munícipes com deficiência. O vereador mirim afirma que pacientes ou pessoas assistidas pelas secretarias de Saúde e Assistência Social encontram dificuldades no embarque, movimentação e no desembarque, e que os veículos podem ser equipados com elevadores. O pedido é destinado ao prefeito e aos secretários de Saúde e de Assistência Social.

Indicação Legislativa 47/2023: Kaylane de Primo Pertussatti solicita ao Executivo Municipal que implante um programa de recolha, reforma e redistribuição de móveis usados que foram descartados pela população. Ela afirma que todos os anos uma grande quantidade de móveis é descartada, e que uma parcela é feita de forma incorreta, o que gera impacto ambiental negativo. “Dos móveis que são descartados, a maior parte precisaria apenas de uma pequena reforma para estar em perfeito estado de uso”, destaca, sugerindo a recolha e reforma dos móveis descartados e sua redistribuição para a população mais vulnerável. Ainda, sugere que os móveis sejam reformados por detentos, sob benefício da remissão de sua pena. Ela cita que a cidade de Francisco Beltrão-PR possui um programa semelhante. O pedido é destinado ao prefeito e à secretária de Assistência Social.

Indicação Legislativa 48/2023: Kaylane de Primo Pertussatti solicita ao Executivo Municipal que providencie a instalação de um espaço com torneira em praças, parques, academias ao ar livre e espaços públicos de lazer. A vereadora mirim ressalta que vários desses locais não possuem espaço para a população higienizar suas mãos ou encher sua garrafa de água. Kaylane destaca os benefícios da água e de ofertá-la nesses espaços públicos. “Para maior bem-estar da população, a instalação de um local com torneiras de água potável se faz extremamente necessário”, acrescenta. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 49/2023: Anna Clara Becker Corti solicita a criação do Centro de Apoio para Reintegração de Pessoas de Baixa Renda. Conforme a vereadora mirim, o espaço seria dedicado a proporcionar oportunidades de emprego para indivíduos de baixa renda, contando com o apoio de empresas e patrocinadores locais.

Ela afirma que o Centro seria um local de transição, oferecendo moradia temporária, orientação profissional e recursos necessários para que essas pessoas consigam reconstruir suas vidas e alcançar autonomia financeira. “Nosso município conta com grande número de postos de emprego a serem preenchidos. Há imigrantes que chegam sem qualquer estrutura e necessitam deste primeiro apoio, e o mesmo acontece com pessoas de baixa renda que aqui vivem”, destaca a vereadora mirim. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 50/2023: Pedro Henrique Binsfeld Pontes solicita à Administração Municipal que instale uma unidade básica de saúde na comunidade da Pedreira, em São Miguel do Oeste. O vereador mirim destaca que nessa comunidade residem muitas pessoas idosas, crianças e trabalhadores; e afirma que parte dessas pessoas não dispõe de veículo para se deslocar até o posto de saúde do bairro. Ele ainda ressalta que a medida é de prevenção, já que a unidade realiza atendimentos de saúde, controle e aplicação de imunizações. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Saúde.

Indicação Legislativa 51/2023: Kauani Vitória da Silva solicita ao Executivo Municipal que instale um contêiner ou lixeira ecológica na Rua Edvino Arendt, no Bairro Santa Rita. O objetivo é atender à reivindicação de moradores, que solicitam um local de descarte de lixo reciclável, e dar um correto acondicionamento ao lixo nessa região, que é uma das principais ruas do bairro. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

Indicação Legislativa 52/2023: Renan Antonio Pasa Brites solicita a implantação de barras fixas e paralelas nas academias ao ar livre nas praças. O vereador mirim ressalta que muitos jovens querem ter uma vida mais saudável, mas não têm tantas condições. Ele afirma que a medida irá tornar as academias mais dinâmicas, fazendo com que sirvam tanto para jovens quanto para adultos que querem ingressar em algum esporte, ou ter uma melhor qualidade de vida e condicionamento físico. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 53/2023: Emily Cavalcante Kaufmann solicita a instalação de grades de proteção ao redor dos lagos na Praça La Salle, no Bairro Agostini, e banheiros públicos no local. A instalação das grades, justifica, é uma medida pela segurança das crianças que frequentam o local. “A ausência de uma proteção adequada ao redor dos lagos gera uma preocupação legítima entre os pais”, afirma, falando dos riscos das águas e dos benefícios da instalação das grades. Ainda, afirma que a implantação de banheiros públicos é crucial para atender às necessidades básicas dos moradores e visitantes. “Com a instalação de banheiros na própria praça, a comunidade teria acesso a instalações sanitárias mais adequadas, promovendo uma experiência mais confortável e higiênica para todos”, acrescenta. O pedido é destinado ao prefeito.

Moção de Apelo 9/2023: Júlia Giovenardi Machado solicita à Administração Municipal e à Gerência de Educação que estudem a viabilidade de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas da informática, administração e economia, aos jovens da rede municipal e estadual de ensino. Ela destaca que a capacitação nessas áreas atende à demanda do mercado de trabalho; capacita para uma gestão eficiente; e promove educação financeira como empoderamento. “Ao oferecer cursos gratuitos, estaremos democratizando o acesso à educação profissionalizante, proporcionando oportunidades iguais para todos, independentemente de sua condição socioeconômica”, destaca a vereadora mirim. A moção é destinada à secretária municipal de Educação e à coordenadora regional de Educação.

A Câmara Mirim volta a se reunir em março de 2024, em sessões mensais.



Câmara de Vereadores

Núcleo do Comércio promove Campanha de Natal em Barra Bonita Anterior

Núcleo do Comércio promove Campanha de Natal em Barra Bonita

Operação Minerva apresenta resultados positivos em cidades fronteiriças e divisas do estado Próximo

Operação Minerva apresenta resultados positivos em cidades fronteiriças e divisas do estado

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso