No Diário Oficial do Estado publicado na noite da última quinta-feira, dia 28, o governador Carlos Moisés nomeou Vitor Balthazar para o cargo de secretário de Estado da Educação. Ao deixar o cargo de secretário adjunto, Vitor Balthazar será substituído por Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, ex-diretora de Ensino da pasta.
As mudanças na SED (Secretaria da Educação) ocorrem um mês após Luiz Fernando Vampiro deixar o cargo de secretário e voltar a exercer seu mandato como deputado estadual. A dupla realizará a gestão de uma rede de ensino composta por 1.054 unidades escolares e aproximadamente 540 mil estudantes matriculados.
O novo secretário
O novo secretário tem 18 anos de experiência e atuação profissional na educação pública, com trajetória em diversos níveis. Graduado em Educação Física e Pedagogia, possui especializações em Gestão Escolar e Fisiologia no Exercício e na Reabilitação. Atualmente é mestrando em Educação.
Vitor Balthazar é professor efetivo de Educação Física na rede estadual desde 2014. Entre 2017 e 2018, foi diretor da EEB Leonor de Barros, em Florianópolis, até assumir a Coordenadoria Regional de Educação da Grande Florianópolis, em 2019. Em dezembro do mesmo ano, assumiu o cargo de secretário adjunto da SED.
"Essa nomeação é um movimento claro de continuidade, para que possamos seguir com as entregas que foram iniciadas em 2021, sob a batuta do então secretário Luiz Fernando Vampiro. Para um professor de carreira, é muito gratificante estar secretário neste momento, em uma gestão onde o governador Carlos Moisés coloca a educação como uma prioridade, para podermos continuar investindo nas nossas escolas, onde a educação acontece de fato", afirma o secretário.
Nova secretária adjunta
Maria Tereza Paulo Hermes Cobra possui Licenciatura em Língua Portuguesa e em Supervisão Escolar, além de uma pós-graduação em Ação Integrada dos Especialistas em Assuntos Educacionais e formações em universidades dos Estados Unidos e da França. Entre 1992 e 1994, foi coordenadora Pedagógica de uma creche da Capital catarinense e, durante 25 anos, atuou como gerente de Educação Básica na rede do Serviço Social da Indústria em Santa Catarina.
Chegou à SED em 2019, como gerente de Ensino Médio e Profissionalizante, e desde o início de 2021 ocupava a função de diretora de Ensino. Neste período, atuou na retomada das aulas presenciais durante a pandemia e coordenou a elaboração e o lançamento do novo Currículo Base do Ensino Médio para o Território Catarinense.
"Em parceria com o governador Carlos Moisés e o secretário Vitor, vamos continuar o trabalho iniciado na gestão do ex-secretário Vampiro. Temos diversas missões a cumprir, como implementar os novos currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, ampliar as formações continuadas, reforçar a tecnologia nas escolas e fortalecer a gestão escolar. Tudo isso com o objetivo de oferecer condições de ensino inovadoras para toda a educação catarinense", destaca a secretária adjunta.
Ascom SED
Deixe seu comentário