CUIDADO

Aumento dos casos de dengue deixa região em alerta

  • Folha do Oeste -

A ocorrência de chuvas passageiras e temperaturas altas tornam o cenário propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, quando este encontra qualquer recipiente com água parada. E é justamente por esse descuido de não eliminar a água parada, que a região vive novamente um momento de alerta com o aumento expressivo no número de casos da doença.

As equipes de saúde seguem com o trabalho de orientação e pedido de colaboração dos moradores, para que tenham como hábito a vistoria em suas casas e terrenos, e a eliminação dos recipientes com água. Porém, muitas vezes este alerta não é levado a sério, e os profissionais seguem identificando pontos de lixos a céu aberto, calhas com água parada, caixas para armazenamento de água mal vedadas, piscinas sem uso e pneus com água parada, entre várias outras situações que têm preocupado as equipes de saúde.

Em São Miguel do Oeste, já foram confirmados 13 casos de dengue neste ano, outros 45 casos são considerados suspeitos. Além disso, o município já contabiliza 330 focos do mosquito em 2022, destes 50 foram identificados somente nesta semana. A informação é do agente do setor de Endemias, Renério Dill. De acordo com ele, para combater o mosquito é simples, basta não deixar água parada nos recipientes, limpar as calhas, e todo lugar que possa acumular água. Segundo o agente, se o morador tem alguma dúvida pode entrar em contato com a equipe, que os profissionais estão disponíveis para auxiliar e orientar da melhor forma a população. Mas, a colaboração de todos no combate ao mosquito é fundamental.

"Com o aumento dos casos suspeitos da doença e o fato da cidade estar infestada com o mosquito, a tendência é que sejam confirmados novos casos da doença, o que aumenta consideravelmente a preocupação com este cenário. Por isso, reforçamos o pedido de ajuda para a população, pois não queremos que esta situação se agrave, mas para isso precisamos o envolvimento e o trabalho de todos os moradores. Para evitar a dengue basta eliminar os depósitos do mosquito, pois quem transmite a doença de uma pessoa para a outra é o mosquito. Então é preciso diminuir a quantidade de mosquitos na cidade. Para ele se multiplicar precisa de recipientes com água, então precisamos eliminar estes depósitos, seja ele um pratinho de vaso de flor, lonas nas obras, cobrindo algum material, entre tantos outros recipientes que podem acumular água", reforça.

Dill aponta que nos últimos dias já foram realizadas algumas aplicações de fumacê na cidade, com o intuito de frear a proliferação do Aedes Aegypti, e quatro novas aplicações estão previstas para os próximos dias, uma delas no Santa Rita e as demais na área central da cidade. A comunidade também pode auxiliar neste trabalho de combate à dengue, denunciando situações que apresentem risco de proliferação do mosquito, através do contato: (49) 9 9185-5863.


DESCANSO

Em Descanso, já foram confirmados três casos de dengue neste ano. Além disso, quatro casos são considerados suspeitos. Frente a este cenário, novas ações têm sido adotadas pela equipe da Saúde. No município que já contabiliza mais de 20 focos do Aedes Aegypti, foi realizada nesta semana, a aplicação de fumacê em diversas ruas da área central e em bairros da cidade. A medida é preventiva para que a situação não se agrave.

De acordo com o secretário, Cleber Rech, o pedido é para que a população colabore neste combate ao mosquito, eliminando recipientes com água parada. "Se cada um fazer a sua parte, vamos conseguir controlar a situação e evitar que ela se agrave. O cuidado precisa ser frequente e adotado por todos os moradores. Esta vistoria e eliminação dos recipientes com água parada deve ser diária", reforça o secretário.

Rech destaca que o morador que observar alguma situação que apresente risco de proliferação do mosquito, deve denunciar para a equipe da Secretaria de Saúde, que os profissionais adotarão as medidas necessárias. Outro pedido é para que moradores que possuem lotes baldios, que mantenham estes espaços limpos.


BELMONTE

No município de Belmonte, foi realizada nesta semana mais uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Na cidade foi realizada a aplicação de um fumacê com a técnica de termonebolização. Segundo o secretário de Saúde, Julimar Favero, já foram confirmados 176 casos de dengue neste ano. Além disso, 68 casos são considerados suspeitos, e 39 foram descartados. Conforme Favero, com todas as ações já realizadas, a expectativa é de que diminuam as confirmações da doença. Na cidade, segue o pedido por colaboração e auxílio da população no combate ao mosquito.


GUARACIABA

Guaraciaba já contabiliza 90 casos suspeitos, e 23 casos confirmados da doença.

Importunação sexual é registrada em Descanso Anterior

Importunação sexual é registrada em Descanso

Feira do Artesão será neste domingo em SMOeste Próximo

Feira do Artesão será neste domingo em SMOeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso