SOS RIO GRANDE DO SUL

Sicoob promove ações de solidariedade e adota medidas emergenciais de apoio

  • Folha do Oeste -

A população do Rio Grande do Sul tem enfrentado muitas dificuldades devido as enchentes que atingiram o estado nos últimos dias. Dados divulgados pela Defesa Civil apontam que 469 municípios gaúchos foram atingidos e mais de duas milhões de pessoas afetadas. Frente a este cenário, o Sicoob tem mobilizado ações de solidariedade à população e de apoio aos seus cooperados.
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, já visitou as agências da cooperativa no Estado, com atenção especial às áreas atingidas pelas enchentes, conferindo as principais carências nesses municípios a partir de relatos dos associados, funcionários e lideranças locais.
Fronchetti ressalta que ainda não se tem uma dimensão de tudo que aconteceu, de tudo que eles precisam, o que deverá ser feito e quanto tempo para se formular alguma linha de trabalho. De imediato o Sicoob tem participado de todas as campanhas de recolhimento de, principalmente, alimentos, itens de primeira necessidade e higiene pessoal. Em todas as agências também acontece a arrecadação de donativos. Há ainda uma campanha interna voltada aos colaboradores da cooperativa que foram atingidos. Além disso, o Sicoob tem colocado psicólogos à disposição dos funcionários e familiares.
“Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance”, afirma Fronchetti. Segundo ele, além de olhar a parte social, o Sicoob também tem adotado medidas emergenciais voltadas aos cooperados. Com linhas de crédito especiais e outros benefícios para as pessoas que precisam recomeçar a vida e reconstruir suas propriedades e negócios.
“Temos feito financiamento de curto prazo a juro zero, até R$ 10 mil para a pessoa física e R$ 30 mil para a pessoa jurídica, sem juros. Isso vem amenizar o dia a dia das pessoas. (...) Alongamos todas as dívidas dos associados, e estamos abrindo linhas de crédito conforme a necessidade do associado”, cita. Já existem recursos aportados para este auxílio.
O presidente reforça que os cooperados podem esperar do Sicoob todo o empenho. “Se vai ser suficiente, não sei. Mas nós vamos estar presentes, juntos com aqueles associados, com as pessoas atingidas. (...) Efetivamente vamos fazer o que for possível para atender aquele grupo de associados. Vamos acertar caso a caso, nem que demore seis meses, um ano, cada cooperado vai ter um atendimento individualizado, porque cada um é uma situação”, ressalta, destacando que o Sicoob buscará ser efetivo.
“Vamos ser parceiros!” Empresários e comunidade podem contar com o Sicoob São Miguel. “Estamos tristes, mas também bem esperançosos e otimistas que vai voltar ao normal, vai vir o sol. Pode ser que no primeiro dia não é o melhor sol, mas daqui uns dias vai ser um sol bom”, salienta.

CAMPANHA DE DOAÇÃO

Os cooperados cadastrados no marketplace do Coopera podem realizar as doações com pontos acumulados, cartão de crédito, pontos + cartão de crédito e Pix, por meio da plataforma. As doações também podem ser realizadas por Pessoas Físicas e Jurídicas, por meio da chave Pix 07147834000173, ou pelo banco 756, agência 0001 e conta corrente 80.000.689-5, do Instituto Sicoob.
Essas doações podem ser realizadas até o dia 31 de maio. Para a prestação de contas, a área de comunicação e marketing do Centro Cooperativo Sicoob divulgará, até o dia 12 de junho, os números e dados da campanha, garantindo a transparência da destinação dos recursos doados. A campanha já mobilizou mais de R$ 3 milhões e, para cada R$ 1,00 doado, o Sicoob acresce R$ 1,00, até o montante de R$ 10 milhões.



Medidas emergenciais para cooperados

As cooperativas que integram o sistema Sicoob também estão implementando uma série de iniciativas emergenciais, que visam proporcionar alívio e apoio aos seus cooperados afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

LINHA DE CRÉDITO ESPECIAL PARA PESSOA FÍSICA – Disponibilização de linha de crédito para Pessoa Física no valor de R$ 10 mil para manutenção familiar, com prazo de 24 meses, carência de seis meses e taxas subsidiadas pelo Sicoob;

LINHAS DE CRÉDITO EMERGENCIAIS – Disponibilização de linhas emergenciais para Pessoa Física e Jurídica em condições diferenciadas;

CRÉDITO RURAL – Prorrogação dos vencimentos, por 180 dias, das operações vencidas e a vencer no período de 29/04/24 a 31/05/24;

CARTEIRA BNDES/FINAME – As parcelas a vencer em 15/05/24 serão prorrogadas ou renegociadas, conforme regras do BNDES;

CRÉDITO IMOBILIÁRIO – As parcelas a vencer em maio, junho e julho não serão exigidas no período (pausa) e distribuídas nas parcelas futuras, sem alteração do vencimento final do contrato;

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS – Poderão ser renegociadas em condições especiais, caso a caso, atendendo aos melhores interesses do cooperado;

CRÉDITOS VENCIDOS – Suspensão da cobrança de créditos vencidos e negativações por 90 dias;

PROAGRO – Criação de um núcleo especializado para apoiar os produtores rurais que necessitarem realizar pedidos de indenizações ao Proagro;

CONSÓRCIOS – Serão acatados os pedidos de cancelamento de cotas de consórcios adquiridas em abril e maio/24, com devolução imediata dos valores pagos; e haverá isenção da tarifa de transferência de cotas de consórcio;

CARTÕES DE CRÉDITO – Parcelamento das faturas de cartões de crédito vencidas e a vencer em maio/24, com taxas reduzidas a zero, em até seis parcelas; isenção da cobrança de multas pelo não pagamento da fatura de cartão vencida em maio/24; prorrogação da data de vencimento dos cartões vencidos em maio/24, de posse dos cooperados, até a normalização do envio de um novo plástico;

MÁQUINA DE CARTÕES (SIPAG) – Isenção, por três meses, da Taxa de Desconto e da cobrança de aluguel dos terminais;

SEGURO DE VIDA – Prorrogação do prazo de cancelamento, por inadimplência, de 90 para 180 dias; indenização do sinistro mesmo que o seguro esteja com parcelas em aberto no período, dentro do novo prazo de 180 dias;

Para acessar esses benefícios, o cooperado deve procurar sua cooperativa ou acessar os canais de atendimento do Sicoob: capitais e regiões metropolitanas pelo fone 4000-1111; demais localidades pelo fone 0800-642-0000.

Novas medidas poderão ser incluídas e as existentes também podem sofrer alterações conforme regras definidas pelo governo e entidades regulatórias. O Sicoob também segue acompanhando as atualizações na busca por soluções, visando disponibilizar o melhor apoio possível aos cooperados.


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