Câmara aprova Orçamento do Município de R$ 311 milhões para 2025 |
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participou do World Science Forum, em Budapeste, Hungria, evento realizado entre os dias 20 a 23 deste mês com o tema “A interface da ciência e política em época de transformações globais” (The Science and Policy Interface at the Time of Global Transformations).
Fett fez parte do painel “Levando adiante os resultados da cúpula do futuro” (Taking Forward the Results of the Summit of the Future) e falou sobre como inovação e tecnologia podem auxiliar na solução dos desafios do século 21, além de apresentar as políticas do Governo do Estado para o setor e como Santa Catarina tem se destacado nacionalmente em índices de desenvolvimento econômico e social. Na oportunidade, o secretário falou sobre projetos do governador Jorginho Mello, como o Universidade Gratuita, e ao final apresentou um vídeo institucional do Governo do Estado apresentando Santa Catarina para o mundo.
Em sua apresentação, o secretário explicitou os desafios propostos no evento “A Cúpula do Futuro”, ocorrido em setembro de 2024 e que foi o tema do painel. Fett descreveu as seis áreas que, conforme o evento, serão preponderantes para um futuro justo e sustentável, ressaltando a busca por soluções em relação a Cooperação Internacional; Compromissos Financeiros; Soluções para o Clima e o Ambiente; Regulação da Inovação e da Tecnologia; Suporte para Sociedade Civil e Setor Privado; e Desigualdade Social e Econômica.
O modo como Santa Catarina tem lidado com esses desafios foi pauta da apresentação do secretário Fett. No discurso, destacou as ações do Governo do Estado no enfrentamento desses pontos, trazendo à tona a criação da Secretaria de Articulação Internacional e sua atuação para fortalecer a cooperação internacional com o Estado; o Pronampe e o Prodec, programas, que trazem o desenvolvimento econômico, sustentável e inovador para o setor produtivo e empresarial; já para questões referentes à redução das desigualdades sociais, o secretário ressaltou a diferença que o Universidade Gratuita vem trazendo para os estudantes catarinenses, dando a oportunidade de escolhas para um futuro melhor para cada um deles.
Além do secretário Marcelo Fett, fizeram parte do painel junto ao secretário, o presidente/professor da North China University of Water Resources and Electric Power, Dr Junguo Liu, o vice-primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Governo do Montenegro, Filip Ivanovic, diretor sênior do Conselho, Academia Nacional de Ciências dos EUA, Dr Vaughan Turekian, e o ex-presidente da União Internacional de Química Pura e Aplicada, professor Javier Garcia Martinez. O painel foi mediado pelo presidente da 77º Assembléia Geral das Nações Unidas, Csaba Kőrösi.
Ascom SCTI
Deixe seu comentário