Sicoob São Miguel estreia na Expovale 2024, maior feira do Vale do Taquari |
Com mais de quatro milhões de inscritos, neste domingo, dia 3, acontece a primeira prova do Enem (Exam Nacional do Ensino Médio) 2024. A orientação é para que os participantes cheguem ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, e as provas terão início às 13h30. É preciso apresentar-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame. Além disso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Neste domingo, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia do exame, dia 10 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.
O candidato inscrito deve certificar-se, com antecedência, pelo endereço: enem.inep.gov.br/participante, o local onde realizará as provas. Santa Catarina registrou 94.903 inscrições. Dos inscritos, 45.265 são estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública. Os participantes que já terminaram o Ensino Médio correspondem a 29,8% (28.341). Além disso, outras 21.746 inscrições são de estudantes do1º ou 2º ano e 388, de pessoas que não cursam nem completaram o Ensino Médio, mas que farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros). Em São Miguel do Oeste, o número de inscrições confirmadas é de 1.421.
SAIBA MAIS
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, na página do Enem, no dia 20 de novembro.
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o ProUni (Programa Universidade para Todos).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Deixe seu comentário