REGIÃO

Itapiranga ultrapassa 1,3 mil casos de dengue

  • Folha do Oeste / Ilustração -

Dos 30 municípios de abrangência da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, Itapiranga registra o maior número de casos de dengue, até o momento. Neste ano, já foram confirmados 1.355 casos da doença no município, e 204 pacientes aguardam os resultados dos exames, sendo este o pior cenário que Itapiranga já enfrentou com relação a dengue. A informação é do coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Alcenir Benachio.

Os primeiros casos ocorreram ainda no mês de janeiro, e a suspeita é de que surgiram a partir do Rio Grande do Sul, pois no início do ano municípios vizinhos já registravam um grande número de casos. Conforme o coordenador, após a identificação dos primeiros casos, o número de confirmações para a dengue aumentou de forma rápida na cidade, e Itapiranga passou a enfrentar uma epidemia. Um óbito já foi registrado no município e uma pessoa segue internada.

Benachio ressalta que a equipe está há anos buscando a conscientização das pessoas, e infelizmente nas vistorias que os agentes fazem ainda encontram muitas irregularidades, que propiciam a proliferação do mosquito. De acordo com o profissional, ainda falta a colaboração das pessoas no combate à dengue.

O coordenador acrescenta que Itapiranga conta com cinco agentes de endemias que fazem a visita a seis mil imóveis. Por esta razão, é fundamental a colaboração da comunidade para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Conforme Benachio, no município também estão sendo intensificadas as fiscalizações nas empresas, inclusive com a interdição de algumas por conta das irregularidades. E no próximo dia 13, a equipe de endemias participará de uma ação especial do Dia D no município, reforçando as orientações para a comunidade.

O coordenador do Programa reforça que o pedido para a população é para que adote os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, eliminando recipientes com água parada. Outra orientação importante é para que os moradores utilizem repelente.





Barra Bonita segue sem registros de casos de dengue neste ano Anterior

Barra Bonita segue sem registros de casos de dengue neste ano

Região tem 14 municípios em situação de epidemia de dengue Próximo

Região tem 14 municípios em situação de epidemia de dengue

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso