Governo do Estado declara situação de emergência em saúde pública |
Nesta sexta-feira, dia 13, a direção do HRTGB (Hospital Regional Terezinha Gaio Basso) – Santé, divulgou uma nota à imprensa informando que trabalha com lotação máxima. Conforme divulgado pela equipe, nesta sexta-feira, dois pacientes aguardam vaga de UTI e estão inseridos na Regulação para busca de leito estadual. Ainda, 15 pacientes aguardam leito de internação, sendo sete pediátricos e cinco de cirurgias eletivas.
Os pacientes que aguardam leito são absorvidos na demanda do Pronto Socorro, referência em urgência e emergência no Extremo Oeste catarinense. “Reforçamos que o atendimento continua normalmente no PS, porém pode ocorrer atrasos, e pacientes de menor urgência devem buscar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, consta na nota.
Segundo a direção, nas últimas semanas, a unidade registrou um aumento considerável de atendimentos de casos respiratórios (influenza, bronquiolite, entre outros), especialmente pediátricos. Quando necessitam de leito UTI Neonatal, como o hospital de São Miguel do Oeste não possui leito de UTI neonatal e pediátrica, os pacientes são inseridos na central de regulação estadual para busca de leitos. Os demais são atendidos no Pronto Socorro e no Setor de Pediatria do HRTGB.
Confira a nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA!
Nesta semana, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, administrado pelo Instituto Santé, trabalha com lotação máxima.
Na manhã sexta-feira (13), temos dois pacientes aguardando vaga de UTI e inseridos na Regulação para busca de leito estadual. Ainda, 15 pacientes aguardam leito de internação, sendo sete pediátricos e cinco de cirurgias eletivas.
Os pacientes que aguardam leito são absorvidos na demanda do Pronto Socorro, referência em urgência e emergência no Extremo-oeste catarinense. Reforçamos que o atendimento continua normalmente no PS, porém pode ocorrer atrasos, e pacientes de menor urgência devem buscar atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Nas últimas semanas, tivemos um aumento considerável de atendimentos de casos respiratórios (influenza, bronquiolite, entre outros), especialmente pediátricos. Quando necessitam de leito UTI Neonatal, como não dispomos de leito de UTI neonatal e pediátrica, os pacientes são inseridos na central de regulação estadual para busca de leitos. Os demais são atendidos no Pronto Socorro e no Setor de Pediatria do HRTGB.
Reiteramos que a Unidade de Terapia de Intensiva, dos quais dispomos de 10 leitos adulto, trabalha sempre na ocupação máxima (a média de 2024 foi de 98% de ocupação).
Atenciosamente, Direção HRTGB-Santé
Mais sobre:
Deixe seu comentário