ELEIÇÕES 2024

É hora de escolher os governantes municipais

  • Folha do Oeste Arquivo -

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 acontece neste domingo, dia 6 de outubro. Nesta data, das 8h às 17h, eleitoras e eleitores de mais de 5,5 mil municípios do país poderão escolher representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Porém, para poder votar, é necessário estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Em Santa Catarina, conforme informado pelo TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina), 5.640.659 eleitores estão regulares e aptos a exercer o seu direito ao voto neste domingo. Já outros 826.453 eleitores catarinenses estão com seu título eleitoral cancelado ou suspenso e não poderão participar. A consulta à situação eleitoral pode ser feita no site do TRE/SC, na aba “Serviços” da página principal. Além disso, também é possível conferir por meio do e-Título, aplicativo que reúne essa e outras informações úteis ao eleitor.
Segundo divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral, entre os motivos que levam uma inscrição eleitoral a ser cancelada, o principal é o não comparecimento à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa ou pagar multa. Já a suspensão pode ocorrer em casos como condenação criminal definitiva ou condenação por improbidade administrativa.
O prazo para regularização a tempo das Eleições 2024 encerrou no dia 9 de maio, quando o cadastro eleitoral foi fechado. Após a realização do pleito, o cadastro será reaberto a partir do dia 5 de novembro, quando os serviços como alistamento, regularização e transferências voltam a ficar disponíveis aos eleitores.
O eleitor que possui alguma multa em aberto com a Justiça Eleitoral mas ainda está em situação regular está apto a votar. Eleitores sem cadastro biométrico também podem votar normalmente.
No Brasil, o voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

 

Documentos de identificação

No momento da votação, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, como carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.
Ainda é possível se identificar utilizando o e-Título, desde que o perfil no aplicativo apresente foto — o que depende do eleitor ter sua biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Do contrário, ainda é necessário apresentar um documento oficial com foto.


Ordem de votação

Este é o momento de escolher os representantes municipais. Atenção eleitor para a ordem de votação, o primeiro número que será digitado na urna eletrônica é o de vereador, com cinco dígitos. O segundo e último número que será digitado na urna eletrônica é o de prefeito, com apenas dois dígitos.
A Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem para a cabine de votação um lembrete com o número dos candidatos nos quais pretende votar.
E para evitar erros no dia 6 de outubro, a Justiça Eleitoral também disponibiliza o Simulador de Votação no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ferramenta permite que o eleitor treine a votação para todos os cargos em disputa, digitando os votos pela ordem de votação e confirmando a escolha dos candidatos, como se estivesse diante de uma urna eletrônica.

Sorteadas urnas eletrônicas que serão auditadas em Santa Catarina Anterior

Sorteadas urnas eletrônicas que serão auditadas em Santa Catarina

CTG Porteira Aberta é destaque no Festival Fronteira Oeste de Danças Gaúchas Próximo

CTG Porteira Aberta é destaque no Festival Fronteira Oeste de Danças Gaúchas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso