SAÚDE

Cobertura regional de vacinação contra a poliomielite chega aos 75%

  • Folha do Oeste -

De 27 de maio até o dia 14 de junho foi promovida a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, uma ação direcionada para crianças menores de cinco anos. Neste período também ocorreu o D de Vacinação, no dia 8 de junho as Salas de Vacinas de todos os municípios ofertaram atendimento durante todo o dia, para oportunizar que mais famílias participassem desta ação preventiva. No entanto, mesmo com os esforços e orientações a meta de vacinação de 95% não foi atingida na maioria dos municípios.
Na Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, que abrange 30 municípios, a cobertura alcançou o percentual de 75%, na vacinação de crianças de um ano a menores de cinco anos, público-alvo que recebe a gotinha. De acordo com a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, Dila Pozzatti, os percentuais de vacinação têm como fonte o consolidado que os municípios enviam para a Regional de Saúde durante a campanha.
Nesta edição da campanha, alcançaram a cobertura vacinal os seguintes municípios: Anchieta (106,61%), Barra Bonita (107,69%), Belmonte (100,73%), Flor do Sertão (98,82%), Iraceminha (95,34%), Modelo (108,98%), Paraíso (110,32%), Saltinho (100%), São João do Oeste (99,67%), São Miguel da Boa Vista (100%), e Tunápolis (104,58%). Alguns municípios atingiram a meta em apenas uma faixa etária.
Dila acrescenta que existe uma preocupação por parte dos municípios. Segundo ela, algumas cidades estão apontando que as informações do Ministério da Saúde, com relação ao número de público a ser vacinado, não condizem com a realidade e por esta razão não atingiram a meta de 95%. Nestes casos, a supervisora solicita que a equipe do município repasse para a Regional de Saúde um ofício com a sua realidade e a fonte destes dados.
Com o fim da campanha, a vacinação contra a poliomielite, tanto a gotinha (VOP) quanto a dose injetável (VIP), segue sendo disponibilizada de acordo com o calendário vacinal, pois é uma vacina de rotina. A responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, cita que no primeiro ano de vida a criança recebe três doses contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, de forma injetável. Depois recebe dois reforços, que é disponibilizada em forma de gotinha, aos 15 meses como primeiro reforço, e aos quatro anos como segundo reforço.
Além do calendário, a aplicação de doses de gotinha contra a poliomielite acontece nas campanhas, para o público de um ano a menores de cinco anos de forma indiscriminada, ou seja, voltada para todas as crianças desta faixa etária.

Cartão de crédito do Sicredi cresce em preferência e lidera ranking Anterior

Cartão de crédito do Sicredi cresce em preferência e lidera ranking

Assinada Ordem de Serviço para asfaltamento no interior de Belmonte Próximo

Assinada Ordem de Serviço para asfaltamento no interior de Belmonte

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso