FIQUE ATENTO

Vacinação da gripe encerra no dia 22

Vacinação da gripe encerra no dia 22

Você já se vacinou contra a gripe neste ano? Se não, fique atento as informações a seguir. De acordo com a enfermeira, Dila Possatti, a vacinação da gripe foi prorrogada novamente. Desta vez, a decisão de prorrogar partiu do Ministério da Saúde. A vacinação encerra na sexta-feira, dia 22.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a vacinação deste ano, que começou no dia 23 de abril, atingiu 42,6 milhões de pessoas. O número representa 77,6% da população prioritária que deveria receber as doses. A meta inicial é alcançar 54,4 milhões de pessoas. "Santa Catarina continua vacinando as pessoas do grupo prioritário que procuram pela vacina e também para os municípios que ainda possuem vacina disponível foi ampliado a vacinação para crianças de até nove anos e adultos de 50 a 59 anos", informa Dila.

A enfermeira conta que há municípios da regional de São Miguel do Oeste, que ultrapassaram o índice de 100% da vacinação, mas há municípios que estão com 78% e 82%. "Temos alguns municípios que não atingiram os 90% ainda, mas enquanto regional nós alcançamos o índice de 92% de pessoas vacinadas. Nós já atingimos a meta que foi estipulada pelo Ministério da Saúde", detalha.

Segundo ela, dentre as pessoas que integram o grupo prioritário, as crianças, de seis meses a menos de cinco anos, os professores e as gestantes são os que menos se dirigiram aos pontos de vacinação.

Dila alerta que este público, especialmente as crianças que são mais sensíveis a doenças, tem agora mais uma oportunidade para buscar a imunização, inclusive, nestes dias em que as temperaturas despencam e o frio aumenta. Ainda conforme a enfermeira, no estado de Santa Catarina já houve casos de internação em função da gripe.

Ela relembra que ao se dirigir ao local para se vacinar contra a gripe, a pessoa não pode estar gripada.

A vacina contra a gripe é indicada para pessoas em maior risco de transmissão (como profissionais da saúde) ou pessoas com maior possibilidade de desenvolver complicações mais graves (como é o caso de idosos).

Hoje, a vacina é distribuída gratuitamente para os seguintes grupos: 
Professores da rede pública e privada;
Profissionais de saúde;
Crianças entre 6 meses e cinco anos (estão com a menor cobertura);
Gestantes;
Mulheres com parto recente (com até 45 dias);
Idosos a partir de 60 anos;
Povos índigenas;
Portadores de doenças crônicas;
População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).


Prevenção

Entre as medidas fundamentais de prevenção estão à higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Também é aconselhável evitar ambientes fechados e aglomerações. Outra orientação é manter a etiqueta da tosse (cobrir a boca para tossir), e deixar os ambientes bem ventilados.


Mega-Sena pode pagar R$ 35 milhões hoje Anterior

Mega-Sena pode pagar R$ 35 milhões hoje

Secretário executivo da ADR recebe projetos Próximo

Secretário executivo da ADR recebe projetos

Deixe seu comentário