Trump envia esquadrão anfíbio ao Caribe e aumenta pressão sobre a Venezuela |
Trump envia esquadrão anfíbio ao Caribe e aumenta pressão sobre a Venezuela
Os Estados Unidos decidiram deslocar um esquadrão anfíbio da Marinha para o sul do Caribe, segundo revelaram duas fontes à agência Reuters nesta quinta-feira (21). A movimentação faz parte da estratégia do presidente Donald Trump para reforçar o combate aos cartéis de drogas da América Latina.
De acordo com as informações, os navios USS San Antonio, USS Iowa Jima e USS Fort Lauderdale devem chegar à costa da Venezuela no próximo domingo (24). Ao todo, as embarcações transportam cerca de 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais especializados em operações de guerra anfíbia.
Missão não foi detalhada
As fontes consultadas não revelaram a missão exata do esquadrão, mas destacaram que a ação está ligada a ameaças à segurança nacional atribuídas a “organizações narcoterroristas” atuantes na região.
O envio ocorre em meio ao endurecimento da política externa dos EUA contra o narcotráfico e a migração. Em fevereiro, o governo norte-americano classificou o Cartel de Sinaloa (México), o grupo venezuelano Tren de Aragua e outras quadrilhas como organizações terroristas globais.
Estratégia do governo Trump
O presidente Donald Trump tem colocado o combate aos cartéis como prioridade, vinculando o tema a medidas de segurança na fronteira sul dos EUA. Além da repressão a grupos criminosos, a política é vista como parte de um esforço maior para conter a migração irregular.
Até o momento, o Pentágono não divulgou comunicado oficial sobre a operação.
Fonte: infomoney
Mais sobre:
Deixe seu comentário