ENCONTRO

Summit Cidades reúne mais de sete mil participantes no primeiro dia de evento

Summit Cidades reúne mais de sete mil participantes no primeiro dia de evento
Ascom Summit Cidades

Com mais de sete mil participantes no primeiro dia, o Summit Cidades 2025 teve início nesta terça-feira, dia 24, em Florianópolis, reunindo gestores públicos, lideranças, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil de todo o país. O evento, realizado pela Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos), em parceria com o Ciga (Consórcio de Inovação na Gestão Pública), o Cincatarina (Consórcio Interfederativo Santa Catarina), entre outras instituições, segue até esta quinta-feira, dia 26, e se consolida como um dos maiores encontros sobre cidades e desenvolvimento urbano da América Latina e o maior do segmento no Brasil.

 

Mais de 200 atrações mobilizaram os participantes em 15 experiências simultâneas – outras 400 são esperadas no evento. De acordo com o CEO do Summit Cidades e superintendente da Fepese, Marcelino Ito, a qualidade dos palestrantes e a importância dos temas mobiliza mais participantes a cada ano. "É nas cidades que os desafios se apresentam – e é nas cidades que surgem muitas das soluções. Conectar gestores e especialistas para essa troca de conhecimentos gera conteúdos e resultados muito ricos, que podem transformar realidades nos municípios", declarou Marcelino.

 

Uma das palestras mais aguardadas do evento, do ex-presidente da República Michel Temer, atraiu centenas de participantes e lotou todos os palcos simultâneos do Summit Cidades. Recebido com grande expectativa por autoridades, prefeitos, gestores públicos e especialistas de todo o país, ele abordou o tema "A Constituição Federal e o Brasil de hoje". Em sua fala, destacou o papel central dos municípios no pacto federativo e defendeu uma maior descentralização de recursos e responsabilidades. "São os municípios que fortalecem o Estado, e o Estado que fortalece a União. Essa é a verdadeira concepção federativa. A origem dos Estados e da União está na figura do município", afirmou.

 

Tecnologia e inovação no centro da gestão pública

 

Outro destaque do primeiro dia do Summit Cidades foi o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que apresentou o painel "Espírito Santo Digital: Governo que Inova, Estado que Avança". Ele explicou como a tecnologia tem sido uma aliada fundamental para melhorar a prestação de serviços públicos e transformar a vida da população.

 

Segundo Casagrande, o estado tem investido em soluções digitais para oferecer cerca de 600 serviços à população, dos quais mais de 250 já estão totalmente digitalizados. Uma das plataformas criadas permite que os cidadãos tenham uma conta personalizada e possam acessar o que precisam por texto ou voz, com o auxílio de inteligência artificial.

 

Na área da saúde, o governador falou sobre o impacto da telemedicina, com salas de atendimento nos 78 municípios capixabas e mais de 16 especialidades médicas, o que reduziu significativamente a necessidade de deslocamentos. Na segurança pública, a tecnologia também tem feito a diferença com o uso de reconhecimento facial, biometria digital e um cerco inteligente com mais de 1.500 câmeras. Para Casagrande, essas ações ajudaram a reduzir os índices de criminalidade — os homicídios caíram de 2.000 em 2011 para 852 em 2024. "A tecnologia nos ofertou essa oportunidade de transformar e salvar vidas", disse.

 

Escuta ativa e responsabilidade na gestão pública

 

No Palco Fepese, o painel "Compromisso com as Cidades: Diálogo, Escuta e Responsabilidade Pública" marcou a abertura oficial da 5ª edição do Summit Cidades. O prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam (Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina), Topázio Neto, mediou o encontro que reuniu importantes autoridades, como o governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Francisco Oliveira Neto; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Padre Pedro Baldissera; a procuradora-geral de Justiça do Estado, Vanessa Cavallazzi, e o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e relator temático da Educação, Gerson dos Santos Sicca.

 

Em debate, a importância da escuta ativa como ferramenta essencial para qualificar as políticas públicas nos municípios. "O Summit Cidades, que reúne tantas pessoas, é a prova de que os gestores estão comprometidos com a qualificação dos serviços públicos. É na cidade que surgem as demandas do dia a dia", concluiu Topázio.

 

Concessões e permissões em debate no LicitaCin

 

O prefeito também esteve no palco do LicitaCin para falar sobre a importância de modernizar a gestão dos espaços públicos por meio de concessões e permissões com contrapartidas. Acompanhado da secretária municipal de Licitações, Contratos e Parcerias de Florianópolis, Katherine Schreiner, Topázio detalhou o passo a passo necessário para viabilizar juridicamente o uso desses espaços e exemplos de permissões já realizadas — como o carnaval de rua e os quiosques de praia — e concessões em andamento, como o CentroSul, a Passarela Nego Quirido e o Mirante da Lagoa. O novo modelo visa dar uso adequado a imóveis ociosos, evitar fraudes e garantir retorno econômico e social à cidade.

 

Gestoras públicas em evidência

 

A força e a relevância da liderança feminina na gestão pública foram destacadas em cases de sucesso apresentados no evento. No Palco Fepese, Marcilei Vignatti — primeira mulher a presidir a Uvesc (União dos Vereadores de Santa Catarina) em mais de 50 anos — e Juliana Pavan, prefeita de Balneário Camboriú, demonstraram como a atuação feminina pode fazer a diferença ao liderar com visão estratégica, compromisso social e foco no desenvolvimento humano.

 

Ambas ressaltaram que, embora o avanço da presença feminina na política ainda seja lento, ocupar espaços de poder é um processo contínuo que exige determinação, resistência e coragem para defender convicções, mesmo diante de estruturas historicamente masculinas. A ideia é que o protagonismo de mulheres que vêm transformando seus municípios com coragem, sensibilidade e competência inspirem outras lideranças.

 

Tendências do marketing político

 

O Compol Brasil 2025, realizado dentro do Summit Cidades, abordou as transformações na comunicação política e as tendências do mercado brasileiro. Com três palcos simultâneos, o evento reuniu grandes nomes do marketing político para debater temas como o uso da inteligência artificial, polarização, comportamento do eleitor e estratégias digitais. Palestrantes como Guto Araújo, Juarez Gomes, Rodrigo Gouvêa, Márcia Castro, Darlan Campos, Felipe Soutello e muitos outros especialistas trouxeram reflexões sobre criatividade, responsabilidade profissional e os desafios contemporâneos da democracia.

 

Prêmio Pata Dourada

O Summit Cidades foi homenageado com o prêmio Pata Dourada, concedido pela Associação Irmãos DAMF Animais de Assistência e Terapia. A premiação foi entregue ao presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, Mauro Fiuza. A associação atua na promoção e garantia de direitos das pessoas com deficiência, além de lutar pela consolidação da Lei do Cão-Guia no Brasil.



Ascom

Empresário de São Miguel do Oeste receberá maior honraria da indústria catarinense nesta sexta Anterior

Empresário de São Miguel do Oeste receberá maior honraria da indústria catarinense nesta sexta

Próximo

Entregue selo de homologação de Planos de Contingência da Assistência Social

Deixe seu comentário