Vereador Ravier Centenaro media debate sobre municipalismo em seminário estadual da Uvesc |
Empresário de São Miguel do Oeste receberá maior honraria da indústria catarinense nesta sexta

O empresário Claudimar Bortolin, diretor da Torfresma Industrial Ltda., de São Miguel do Oeste, será homenageado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, honraria concedida pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). A cerimônia ocorre nesta sexta-feira, dia 27, em Florianópolis, e reúne os cinco industriais catarinenses selecionados em 2025 por sua contribuição ao desenvolvimento do setor no estado.
Criada no ano 2000, a Ordem do Mérito Industrial é a mais alta distinção entregue pela Fiesc. A escolha dos homenageados é feita anualmente pelo Conselho da Ordem, a partir de indicações das vice-presidências regionais e dos sindicatos industriais.
Natural do município de Modelo (SC), Bortolin fundou a Torfresma em 1993, em São Miguel do Oeste. Desde então, a empresa passou de uma prestadora de serviços de tornearia e manutenção para uma referência nacional e internacional na fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria da carne, além de uma das maiores integradoras de robôs industriais das Américas. Hoje, a empresa conta com mais de 500 colaboradores e unidades em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Estados Unidos e Chile.
Ao comentar a homenagem, Bortolin destaca o sentimento de gratidão: “Representa um orgulho muito grande, um reconhecimento nunca antes conquistado por nenhum empresário de nossa região. É motivo de nos orgulharmos, e não trago esse mérito somente a mim, mas para muitas pessoas envolvidas na empresa — em especial minha família, Janete e filhas, e nossos colaboradores, que se dedicam todos os dias”.
A trajetória do empresário também reflete a capacidade empreendedora da região. “Vivemos em uma região distante dos grandes centros industriais, com infraestrutura e logística que não favorecem o tipo de negócio da Torfresma. Mesmo assim, com espírito empreendedor, formamos uma legião de profissionais locais, elevando o nível técnico da nossa região. Aos poucos, a comunidade foi abraçando esse crescimento”, relata.
Ao longo de sua jornada empresarial, Bortolin também tem forte envolvimento comunitário e apoio a instituições como Leo Clube, Lions e ASR – Casa da Amizade. Ele já presidiu o Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Serviços do Extremo Oeste, sendo reconhecido como uma liderança empresarial comprometida com o desenvolvimento local e regional.
Para o vice-presidente da Fiesc no Extremo Oeste, Astor Kist, a escolha de Claudimar Bortolin representa a força industrial do interior catarinense. “É uma conquista que nos enche de orgulho. A trajetória da Torfresma mostra que, com visão empreendedora, inovação e compromisso social, é possível transformar a realidade econômica da nossa região”, afirma.
Bortolin também deixa um recado para os jovens empreendedores e empresários da região: “Tudo parte de um sonho. Depois, é dedicação de corpo e alma. Identifique sua aptidão, aprenda tudo sobre sua área, e quando não conseguir tocar o negócio sozinho, contrate pessoas. Seja honesto, pague impostos e salários em dia, honre seus compromissos e entregue sempre o seu melhor. Os pilares da Torfresma são seriedade, honestidade e comprometimento. Seguindo isso, acredito que todo negócio tem potencial para se tornar uma grande marca reconhecida mundialmente.”
Além de Claudimar Bortolin, também serão homenageados nesta edição Günter Knolseisen (Automatic Electric), Mirian Maria Giombelli Canfield (Grupo Ipumirim), Roberto Zagonel (Zagonel) e Viviane Lunelli (Lunelli). Na mesma ocasião, a Confederação Nacional da Indústria entregará a Ordem do Mérito Industrial nacional ao presidente da Aurora Coop, Neivor Canton.
Ascom

Mais sobre:
Deixe seu comentário