Setor leiteiro amarga prejuízo bilionário em 13 dias de greve

Setor leiteiro amarga prejuízo bilionário em 13 dias de greve
Arquivo/Folha do Oeste

O setor leiteiro é, provavelmente, um dos mais afetados pela paralisação dos caminhoneiros que dura 13 dias em SMOeste. "A situação não poderia estar pior", analisa o presidente do Sindileite-SC, Valter Brandalise, em entrevista à Folha do Oeste.

Impossibilitados de completar a logística que o setor requer para o funcionamento da cadeia produtiva, as indústrias pararam de produzir por falta de matéria-prima e também de espaço para armazenar os produtos. Enquanto isso, os agricultores não têm onde armazenar a produção do plantel não coletada pelos leiteiros por conta dos bloqueios, e se obrigam a descartá-la na maioria dos casos.

De acordo com o presidente do Sindileite-SC, a bacia leiteira do estado produz cerca de 6,5 milhões de litros de leite por dia, porém, com os bloqueios das rodovias, somente em torno de 30% chegou às indústrias. "A estimativa é que as perdas representem de R$ 10 bilhões a R$ 15 bilhões por dia em Santa Catarina", observa ao acrescentar que dificilmente esses valores serão recuperados pelas empresas e pelos produtores.

 

UM POSSÍVEL ALENTO

Desde novembro de 2014 os produtores de leite vêm sofrendo com a desvalorização do produto por conta do aumento da oferta. "Houve uma grande produção no Brasil chegando a 7% ou 8% de acréscimo, quando antes era somente de 2% a 3%. Isso pressionou o mercado para baixo e criou uma temporada muito ruim", explica Brandalise complementando que, agora, chegou o período da entressafra quando, normalmente, acontece uma recomposição dos preços. "A greve vai provocar uma falta maior de leite no mercado e pode confirmar a expectativa de aumento do preço do litro de leite a partir de março", assinala avisando, entretanto, que não há como fazer uma projeção palpável diante das instabilidades do cenário.

 

 

 

 

Presidente Dilma sanciona Lei dos Caminhoneiros sem vetos Anterior

Presidente Dilma sanciona Lei dos Caminhoneiros sem vetos

Senac de SMO suspende aulas nesta terça-feira Próximo

Senac de SMO suspende aulas nesta terça-feira

Deixe seu comentário