REGIÃO

Seminário Regional de Autismo debaterá inclusão e fortalecimento de políticas públicas

Seminário Regional de Autismo debaterá inclusão e fortalecimento de políticas públicas
Divulgalção

Maravilha receberá nesta sexta-feira, dia 12 de junho, o Seminário Regional de Autismo do Oeste de Santa Catarina, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento reunirá especialistas, familiares, educadores, profissionais da saúde e lideranças regionais para discutir desafios, avanços e caminhos para ampliar a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Entre os participantes estará o deputado estadual Mauro De Nadal, presidente da Escola do Legislativo e autor de três importantes leis voltadas às pessoas com autismo em Santa Catarina: Lei nº 17.754/2019, que criou a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista); Lei nº 18.686/2023, que garante validade por prazo indeterminado aos laudos de autismo e de deficiências permanentes; e a Lei nº 19.160/2025, que instituiu sessões de cinema adaptadas para pessoas com TEA no estado.

Durante sua participação, Mauro abordará o papel do Poder Legislativo na construção de políticas públicas que ofereçam mais segurança, inclusão e qualidade de vida às famílias. O parlamentar também destacará os avanços conquistados em Santa Catarina e os desafios que ainda precisam ser enfrentados para ampliar o apoio às pessoas com autismo.

“Quando falamos de autismo, estamos falando de famílias que precisam de acolhimento, compreensão e políticas públicas que funcionem na prática. O papel do Legislativo é ouvir essas demandas e transformá-las em leis que ajudem a melhorar a vida das pessoas”, afirma Mauro De Nadal.

O seminário contará ainda com palestras e debates sobre diagnóstico, inclusão, direitos e estratégias de apoio às pessoas com autismo, reunindo especialistas de diferentes áreas para compartilhar experiências e conhecimento com a comunidade.

O evento será realizado das 7h30 às 17h30 no Lar de Convivência dos Idosos, Avenida Anita Garibaldi, 1315, Centro de Maravilha. Confira os palestrantes:

* Dra. Adriana Regina Rubio: Psicóloga Analista de Comportamento e professora da Universidade Metodista de São Paulo

* Dr. Rafael Augusto Silva: Psicólogo, Analista do Comportamento e doutor pela USP

* Roseli Claro – Autista nível 2 de suporte

* Andrea Rigotti – Especialista (CRP 12/25722).




Assessoria Deputado

São Miguel do Oeste busca novas soluções para fortalecer o empreendedorismo Anterior

São Miguel do Oeste busca novas soluções para fortalecer o empreendedorismo

Projeto “Lei Orelha” é aprovado na Alesc com multas mais severas para maus-tratos contra animais Próximo

Projeto “Lei Orelha” é aprovado na Alesc com multas mais severas para maus-tratos contra animais

Deixe seu comentário